Comissão de Finanças aprova projeto que cria o programa Saúde Digital

Comissão de Finanças aprova projeto que cria o programa Saúde Digital. Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização se reuniu, na manhã desta segunda-feira (4), para apreciar seis projetos de leis. Na ocasião cinco foram aprovados e um foi pedido vista. O vereador Luiz Almir (PR), presidente da Comissão, falou sobre a celeridade dos trabalhos da Comissão. “Inicialmente nós recebemos na Comissão 17 projetos que não tinham sido nem encaminhados, projetos de 2014 estavam arquivados. Nós colocamos todos os projetos em dia, em uma semana são designados relatores e na outra eles já são votados”, afirmou Luiz Almir.

Dentre os projetos aprovados está o 04/2017 de autoria da vereadora Nina Souza (PEN) que dispõe sobre a implantação do programa ‘Saúde Digital’. O programa permite a marcação de consultas, exames e demais procedimentos médicos no formato online. “Estamos na era da tecnologia porque não usá-la para facilitar a vida dos que buscam a saúde pública da nossa cidade? É um projeto que vai trazer dignidade às pessoas que ficam horas em filas de espera e que chegam de madrugada nas unidade de saúde para conseguirem uma ficha de atendimento”, explicou Nina Souza. “Não é um sistema difícil de ser implantado, e nem de outro mundo. Sistemas online existem em muitos setores e são disponibilizados para facilitar a vida dos usuários. Como exemplo temos o SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades, na UFRN, que além de outros benefícios eliminou filas imensas na realização das matrículas”, acrescentou a vereadora.

De acordo com o relator do projeto, vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), o programa ‘Saúde Digital’ é importante para melhorar e aperfeiçoar a qualidade do atendimento dos usuários do SUS. “A implantação dessa nova sistemática de marcação de consultas é importante porque, além de digitalizar um trabalho que é feito manualmente,  vai também eliminar as longas filas de espera nos postos de saúde. O usuário poderá marcar seus exames em casa, sem precisar se deslocar até as unidades de saúde”, concluiu Ubaldo Fernandes.