RN investe em rodadas de negócios na América do Sul para atrair turistas

Representantes do turismo potiguar trabalham para trazer turista da América do Sul para conhecer as belezas do RN como a praia de Jenipabu – Foto – Canindé Soares

A partir de 30 de maio, os principais operadores e agentes de viagens do Uruguai, Chile e Argentina vão receber, aproximadamente, 30 representantes do turismo do Rio Grande do Norte para a realização de rodadas de negócios, chamadas de Meeting Brasil – missão Rio Grande do Norte.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e tem como objetivo ampliar a presença de turistas destes países no Estado Nordestino.

“Nosso Estado se fortaleceu bastante nos últimos anos. Hoje, o Rio Grande do Norte conta com uma forte infraestrutura turística, capaz de receber maior número de visitantes e se manter como a porta de entrada para os destinos no Nordeste brasileiro, oferecendo em seus principais atrativos uma gama de opções que vai além de sol e mar”, afirma Ana Maria da Costa, Diretora Presidente da Emprotur.

Os meetings devem contar com a presença de 150 convidados em cada cidade, começando por Montevidéu, no Uruguai, no dia 30 de maio. Já no dia 31 de maio é a vez de Santiago, no Chile, e para finalizar, Argentina, que receberá três encontros: Córdoba no dia 2 de junho, Santa Fé no dia 5 de junho e Rosário no dia 6.

O Rio Grande do Norte recebe 2,5 milhões de visitantes do Brasil e do mundo por ano e as iniciativas do Governo para fortalecer o turismo local já mostram bons resultados. O Estado foi o único do Nordeste a registrar crescimento no mercado internacional em 2016. Dados da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte mostram que o crescimento foi de 12% entre 2015 e 2016.

Com a ação, o objetivo do Governo potiguar é fortalecer os principais mercados emissores, Argentina e Chile, além de intensificar a promoção do RN no mercado uruguaio. “Nossa expectativa é gerar negócios direto com os agentes de viagens e operadores que estarão presentes, fortalecendo assim essa ligação com o empresariado local e a imagem do Rio Grande do Norte como um destino repleto de riquezas naturais e com estrutura para receber tal demanda”, explica o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso ganham destaque nas rodadas de negócios e o foco será a promoção do turismo, cultura, gastronomia e natureza destes lugares. Além dos meetings, os agentes de viagens ainda vão participar de capacitações.

O investimento no mercado sul-americano faz parte da estratégia do Governo, já que possui um alto potencial de turismo, ainda pouco explorado. Os representantes do turismo potiguar terão a possibilidade de apresentar o seu produto para os principais operadores e agentes de turismo de cada cidade, que já comercializam ou têm interesse em comercializar o destino.

Apresentar as belezas e a estrutura do Rio Grande do Norte para o mercado sul-americano é a missão de Governo, Setur RN e Emprotur nesses encontros, que têm potencial para gerar frutos em longo prazo para o turismo local. “Com esses meetings conseguimos despertar o interesse de novos clientes e fechar negócio in loco, apresentando de forma eficaz nosso Estado”, conclui o secretário.