Artista leva fotografia documental para o Rio Grande do Norte

A fotógrafa Grazi Ventura volta a Natal para fotografar o dia a dia de uma família, capturando momentos e histórias dentro deste modelo inovador de fotografia

A fotografia documental não é apenas um ensaio ou posar para uma foto. Ela retrata a vida em momentos, acompanhando o fotografado por todas as etapas de um dia. Esse tipo de fotografia captura como as famílias vivem suas rotinas, expressando de uma forma diferente os momentos a que estão habituados. Com essas fotos, aqueles dias vividos que passam depressa ficarão guardados não somente na memória, mas também em imagens.

É isso o que a fotógrafa Grazi Ventura propõe às famílias que fotografa. A fotografia documental é algo bastante inovador nessa profissão e uma especialidade da carreira dela. “Em um dia cabe mais do que o mundo pode contar. Cabe o acordar preguiçoso, a comida preferida, o passeio com o cachorro, as brincadeiras com a mamãe, a bronca do papai, a bagunça da casa, o banho quente, o carinho na hora do pijama e a historinha antes de dormir. Nós somos feitos de histórias. E eu estou aqui para registrar cada uma”, relata Grazi.

A proposta da modalidade é exatamente essa, retratar a vida como ela é, documentar todo o dia a dia da família e registrá-lo com outro olhar, de alguém de fora. Nos momentos que são rotineiros e que podem parecer não ter relevância, há todo um conceito de uma família e a importância dela. “O resultado da fotografia documental é surpreendente e emocionante porque ficamos surpresos em ver como existe amor nas coisas mais comuns do dia a dia”, comenta Grazi.

Para este trabalho, a artista está de volta a Natal, disseminando seus conhecimentos sobre esse tipo de fotografia. Ela passará o dia todo capturando imagens de uma família da cidade. “Será um dia inteiro de fotografia registrando momentos que as pessoas nem imaginam os quão valiosos são. Tudo isso sem ensaios e sem preparação”, explica a profissional.

Voltar ao estado para novos trabalhos é um imenso prazer para Grazi, que já esteve em 2012 fotografando a região de Seridó, agreste do Rio Grande do Norte. Também no mesmo ano, foi convidada pelo artista César Revoredo a fazer uma exposição com suas fotos na 1ª Casa Cor RN – momento de grande importância para sua carreira.

Além da fotografia documental, Grazi também realiza ensaios de família, maternidade, casamento e festas, e esteve à frente de projetos importantes como o #ciclosdofeminino, no qual registrou através de imagens sete ciclos da vida de uma mulher – representando infância, adolescência, casamento, gestação, maternidade, maturidade e terceira idade – baseados na máxima de que a vida transcorre de 7 em 7 anos.

“Eu acredito que o mundo é infinito, intenso, sem barreira e precisa ser vivido. Meu papel é registrá-lo para que as pessoas não se esqueçam da importância em vivê-lo”, finaliza.

Sobre Grazi Ventura

Fotógrafa, publicitária, empresária e mãe, Grazi Ventura (@graziventura) é fotógrafa documental de famílias e conta suas histórias desde 2009. Além disso, é editora de imagens da revista de bordo da Avianca e fundadora do Fotografia na Parede, uma empresa que presta serviços de fotografia para decoração.www.graziventura.com.br e www.fotografianaparede.com.br