Grupo Parafolclórico da UFRN é a atração do Dançando nas Dunas desse sábado (12)

A atração do Dançando nas Dunas desse sábado (12) será com o Grupo Parafolclórico da UFRN, com o espetáculo Folguedos, às 16h30, no Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas. Oprojeto de extensão universitária é vinculado ao Departamento de Educação Física e a Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem como coreografa Petrúcia Nóbrega, Direção Artista de Fátima Sena e Rosie Marie e Direção Geral de Rita Luzia.

O grupo é formado por alunos, funcionários, professores e comunidade em geral, e tem 26 anos de existência se dedicado a pesquisar e expressar as tradições da cultura popular brasileira através da dança, religando o saber acadêmico ao saber popular. O objetivo é reafirmar a relevância acadêmica e social como projeto de extensão aberto à comunidade e também estabelecer o intercâmbio cultural por meio da dança.

O Parafolclórico da UFRN possui reconhecimento nacional e internacional com passagens por países como Alemanha, Portugal, China, Espanha, México e Argentina, participando de diversos festivais a convite da Federação Brasileira de Artes Polulares (FEBRARP).

Saiba mais:

Esse ano o grupo vem trabalhando na remontagem de espetáculos que compõe a história, resgatando coreografias como a do Maracatu que traz o Cortejo Real que é originado nas cerimônias de coroação dos Reis do Congo, onde as tribos africanas coroavam ou confirmavam seu rei e rainha. No Brasil, seus primeiros registros são de meados da segunda metade do século XVII, em Pernambuco. Os brincantes: Rei e Rainha, Baianas, Batuqueiros, Dama de Paço com sua Calunga, Caboclos de Pena e de Lança encenam o Maracatu ao som do baque virado do Maracatu Nação e do baque solto do Maracatu Rural.

O projeto Dançando nas Dunas acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed NatalNobile Suítes Ponta Negra Beach e Hospital do Coração de Natal além do apoio do Governo do Estado através do Idema que cede o espaço onde acontece o evento.