IFRN vai sediar etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Programação acontece nos dia 19 e 20 de agosto

O Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central,  será palco, nos dias 19 e 20 de agosto, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que chega a sua XI edição e irá selecionar as melhores equipes de escolas públicas e privadas para representar o estado em Curitiba na etapa nacional.

A competição, que tem entrada gratuita, acontecerá nas quadras do IFRN – Campus Natal Central, das 8h às 18h. As equipes do nível médio irão competir no sábado, dia 19, e as do fundamental, no domingo, dia 20.

A OBR abrange duas modalidades competitivas: Prática e Teórica. Na etapa deste final de semana, participarão 198 equipes do Rio Grande do Norte. Na modalidade Prática, os competidores terão de construir e programar um robô  que deve vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simula um cenário de demolição.

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), do IFRN, e o patrocínio das empresas Robô Ciência e RoboEduc, o evento é voltado para as pessoas que gostam de tecnologia e tem afinidade com robótica.

Desta forma, além de contar com a presença dos competidores, o evento busca difundir a robótica para a sociedade em geral e atrair crianças, adolescentes e adultos para esse universo.

Além da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, o IFRN irá promover, no mesmo período, a I Competição de Robótica para nível superior do RN e a I Mostra Nacional de Robótica – Regional RN que contará com 21 projetos de alunos da educação infantil ao ensino superior das mais diversas áreas: desde cordéis com a temática da Robótica à projetos na área de automação residencial.

A programação do evento conta ainda com uma apresentação de dança com robôs e um show da física com o professor do CNAT, Amadeu Albino Junior, conhecido Mago da Física.