Cearenses dominam primeiro dia de competições do Maracajaú Kite Fest

Evento acontece na paradisíaca praia de Maracajaú e sedia última etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf na categoria Frestyle profissional masculino

O primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, sediado pelo Maracajaú Kite Fest, em Maxaranguape, distante cerca de 50 quilômetros de Natal, teve liderança dos cearenses Erick Anderson Siqueira e do atual campeão nacional da modalidade Carlos Mário “Bebê”. Ambos seguem na disputa pelo título de campeão brasileiro da categoria Frestyle profissional masculino.

“Os ventos na praia de Maracajaú são muito bons e têm garantido excelentes manobras na água. Isso facilita muito a nossa vida”, diz Bebê, que também é bicampeão mundial e está competindo pela primeira vez no litoral Norte potiguar.

Neste sábado (14), quando ocorre o segundo e penúltimo dia de provas, acontece a repescagem do Frestyle profissional masculino em duas baterias. As mulheres também vão entrar na água ao longo do dia para disputar na categoria Frestyle profissional feminina.

Para concorrer à final do Hidrofoil profissional masculino neste domingo (15), serão selecionados os melhores das três regatas. A categoria está na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf. Lidera a competição o maranhense Bruno Lobo, que venceu todas as cinco regatas disputadas na última sexta-feira (13) no Maracajaú Kite Fest. “O campeonato está maravilhoso, o lugar é incrível. As condições do vento e do mar também são bastante favoráveis”, comenta.

O evento integra o calendário da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e reúne cerca de 100 kitesurfistas profissionais, entre homens e mulheres, onde serão distribuídos R$ 20 mil em dinheiro. A disputa também conta com a categoria Big air voltado para atletas amadores. Além de atletas do Rio Grande do Norte, participam kitesurfistas de diferentes estados do Brasil como Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Maranhão. As competições são transmitidas em tempo real pelo sitewww.surfcore.com.br.

Outro diferencial do torneio é a inclusão da população na atividade econômica que envolve o esporte, com o curso gratuito de Conserto e reparos de equipamentos, ministrado pela Oficina Extreme.

O evento também apresenta uma programação artístico-cultural diversificada, promovida pela prefeitura de Maxaranguape. Sobem ao palco neste sábado a banda Plutão Já Foi Planeta, Grupo Show Malandros, Iggor Dantas, além dos grupos de dança River Dance, Swing Detona, Projeto Cultura Beira Mar (Capoeira e Maculelê) e Orquestra Municipal de Frevo e Percussão.