Exposição fotográfica, desfile e lançamento de livro marcam o Outubro Rosa no Natal Shopping

A programação também inclui a realização de mais de 1.400 exames pelo Sesc Saúde Mulher

Desde o início do mês, o Outubro Rosa chegou aos corredores do Natal Shopping, que já é parceiro consolidado da campanha. Os corredores e lojas vestem-se de rosa em apoio à conscientização pela prevenção do câncer que mais mata no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Nesta segunda quinzena do mês, a expectativa fica em torno da realização do desfile “Um toque pela autoestima”, no dia 14, e da exposição “Um Toque Muda Tudo”, da fotógrafa Rebecca Brito, que também será aberta no mesmo dia. A instalação do Sesc Saúde Mulher segue com orientações e realização de exames.

A segunda edição do desfile “Um toque pela autoestima” acontece neste sábado (14), a partir das 16h, em frente à Rio Center.  Ao todo, 15 mulheres vencedoras, que já superaram o câncer ou estão em tratamento, subirão à passarela. A ação, uma parceria entre o Sesc e o programa de TV Mulheres do FDS, tem como objetivo valorizar a beleza e incentivar a manutenção da autoestima elevada durante e após o tratamento.  O desfile será precedido por uma apresentação da orquestra de cordas do projeto Sesc Cidadão e, em seguida, um talk show com a mastologista Keila Oliveira e a médica da Saúde da Mulher Camila Pereira.

Também no sábado, 14, a partir das 15h, tem início a exposição “Um Toque Muda Tudo”, que apresenta um projeto da fotógrafa Rebecca Brito. Após acompanhar o tratamento da mãe, Marleide Brito, que é uma das fotografadas, Rebecca sensibilizou-se para a importância da conscientização acerca no câncer de mama e desenvolveu o ensaio, no qual fotografou oito mulheres que já superaram o câncer ou estão em tratamento. “São fotos em preto e branco que buscam sobretudo resgatar a feminilidade por meio da autoaceitação do corpo, alguns dos quais possuem cicatrizes e marcas de radioterapia”, explica a fotógrafa. O objetivo da exposição é chamar atenção, por meio do impacto, para a importância do autoexame e da prevenção do câncer de mama. A exposição, que acontece no corredor principal do mall, segue até o dia 31 de outubro.

Com o Sesc Saúde Mulher, a previsão é de que, até o final de outubro, sejam realizados 1.400 exames, sendo 700 preventivos e 700 mamografias. O caminhão itinerante está localizado no Estacionamento aberto L2 do Natal Shopping, aonde recebe as pacientes. O Sesc Saúde Mulher permanece até a quarta-feira, 1º de novembro. A programação do Outubro Rosa no Natal Shopping traz ainda o lançamento do livro “Manual do Câncer de Mama”, de autoria da diretora do Grupo Reviver, Idaysa Mota Cavalcanti, que conta na obra, um pouco sobre a sua própria luta contra o câncer. O evento está previsto para a próxima terça-feira, 31, em horário ainda a confirmar. 

Outubro Rosa

Simbolizado pelo laço rosa, o Outubro Rosa é um movimento popular mundial que incentiva o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, entidades e empresas do mundo inteiro organizam ações como uso de fitas ou camisas na cor rosa.