Artista español participa de bate-papo e expõe em Natal pela primeira vez

A programação de 2018 do espaço artístico Bólide1050 começa com a abertura da exposição do artista espanhol Mario Espliego intitulada “Monumentos a la Victoria”, no dia 15 de janeiro, segunda-feira, às 19h.

A mostra que segue até o dia 23 de fevereiro apresenta quatro obras nas quais o artista parte de um interessante questionamento a hegemonia de discursos de poder que se refletem no espaço urbano, especificamente nas construções artístico/históricas. Espliego toma como base alguns períodos de guerra civil espanhola e em outros países a fim de ter uma análise das esculturas monumentais construídas em homenagem a generais, combatentes, soldados etc. E a partir daí evoca os Spomeniks que são monumentos e memoriais de caráter não personalista, e por isso, mais abrangentes.

É essa interessante discussão sobre o discurso hegemônico perpetuado por obras monumentais que interessa ao artista.

Com essa boa temática em mente, haverá na abertura da exposição o projeto de bate-papo ENTRE ARTISTAS, que também compõe a programação do Bólide105, onde artistas convidados falam sobre suas propostas, projetos, trajetórias etc.

As obras de “Monumentos a la Victoria” já integraram a exposição Isla Utopia foram criadas e produzidas na Espanha.

Sobre o artista

Mario Espliego nasceu em Guadalajara, Espanha, em 1983. Artista visual e pesquisador com interesse em pensar nas premissas da escultura monumental. Seu trabalho já foi exibido em vários centros de arte, destacando o Centro de Arte 2 de Mayo – Ca2m (Madrid), ARTIUM (Vitoria), TEMP (New York), MACBA (Barcelona), MEIAC (Badajoz), Casa Velázquez (Madrid), Tabacalera (Madrid), Centro Cultural de España (Nicaragua, El Salvador, Honduras), Sala de Arte Joven (Madrid), Matadero (Madrid), Bilbao Arte (Bilbao), etc.

Mais informações:

A inauguração + Entre Artistas com o artista acontece no dia 15/01 às 19h

A mostra ficará aberta ao público do dia 15 de janeiro a 23 de fevereiro no Bólide1050, Rua Almirante Teotônio Carvalho 1050, 10-17h. https://bolide1050.tumblr.com/ https://www.instagram.com/bolide_1050/