Fórum em Brasília debate o dia mundial da água

Especialistas brasileiros e estrangeiros debatem em várias reuniões durante o Fórum, a realidade da água no mundo atualmente. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), o Fórum Mundial em Brasília vai propor o debate sobre recursos hídricos no mundo. Em uma das primeiras sessões do dia, a Organização das Nações Unidas (ONU) – idealizadora da data – detalha dados divulgados no início da semana.

O “Relatório Mundial da Água 2018” (veja aqui a íntegra em inglês) aponta que a demanda por água das indústrias e das residências tende a aumentar “muito mais rápido” que a demanda da agricultura, embora o setor agrícola apresente indícios de maior consumo.

“O aumento da demanda por água ocorrerá principalmente em países com economias emergentes ou em desenvolvimento”, diz o documento.

Atualmente, estima-se que 3,6 bilhões de pessoas – quase metade da população mundial – vivem em áreas que apresentam uma potencial escassez de água por pelo menos um mês ao ano. As estimativas para o mesmo dado em 2050 variam entre 4,8 bilhões e 5,7 bilhões.

Na terça (20), o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho apresentou durante o Fórum Mundial os dados que mostram que 1 em cada 6 cidades do país enfrentam problemas com a escassez de água. O levantamento se refere aos municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal nos últimos 180 dias.