A nova Meia Maratona do Sol

Infraestrutura de nível internacional, mudanças no percurso e ampliação na quantidade de inscritos consolida a prova como uma das mais importantes do Brasil

Os preparativos para a Meia Maratona do Sol seguem a todo vapor. A corrida chega à quinta edição trazendo na bagagem infraestrutura de nível internacional, com novidades no percurso e no número de inscritos, reunindo atletas de todo o Brasil, sagrando-se uma das provas mais importantes do país. As inscrições começam no dia 17 de março e deverão ser efetuadas exclusivamente no site www.meiamaratonadosol.com.br. Este ano, a competição foi antecipada para 15 de setembro, com partida e chegada na Arena das Dunas, em Natal, e distâncias de 21km, 10km e 5km.

Nesta edição, a Meia do Sol espera atingir a marca de oito mil participantes – dois mil a mais que nas últimas provas. Metade desse número é formado por maraturistas, atletas que viajam o mundo para participar de corridas de rua. “A ampliação no número de inscritos se dá pelas mudanças ao longo do trajeto que será percorrido pelos participantes, garantindo ainda mais segurança e conforto aos esportistas”, afirma Gabriel Negreiros, um dos organizadores.

Mais de 400 pessoas vão trabalhar na realização da Meia Maratona do Sol. A infraestrutura contará com postos de hidratação, distribuição de isotônicos excepcionalmente para os atletas que correrão o percurso oficial da prova – 21km – postos de controle para a equipe de arbitragem, ambulâncias e motolâncias, sinalização, fotógrafos posicionados ao longo do percurso, kit frutas, massagem pós-prova e acesso às ações dos patrocinadores, além do kit do atleta, composto por camisa em tecido tecnológico, número de peito, chip de cronometragem e medalha.

Diferente dos anos anteriores, quando a prova era realizada no mês de novembro, a edição atual acontecerá dois meses antes, no dia 15 de setembro, para não chocar com os preparativos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros eventos como o Carnatal.

“Desde 2014, quando realizamos a primeira Meia do Sol, trabalhamos para oferecer a melhor experiência ao atleta, consolidando Natal no roteiro das melhores provas de corrida do Brasil. Ganham o turismo e a economia potiguar, que recebe pessoas do restante do país, e suas famílias que vêm para completar a torcida, se hospedando e usufruindo da rede hoteleira por pelo menos três dias”, acrescenta Gabriel.

Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN).

A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos do Rio Grande do Norte. A corrida conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal.