Projeto para Hospital da Mulher em Natal é lançado

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais, lançou na manhã desta segunda-feira, 12, o projeto do futuro Hospital da Mulher de Natal, primeira unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na Zona Norte da cidade, cuja gestão será da Ebserh. O investimento é estimado em R$ 200 milhões e o prazo limite para início das obras é de 18 meses.

O hospital universitário será campo para formação de profissionais de saúde, polo de desenvolvimento de pesquisas e principal referência assistencial para os cerca de 400 mil habitantes da região, que passarão a contar com 200 leitos ginecológicos e obstétricos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) materno e neonatal.

“Além disso, serão criados mais de 1.200 empregos diretos, todos preenchidos via concurso público, numa estrutura maior que a Januário Cicco, única maternidade de alta complexidade de Natal, que inclusive será desafogada pelo novo hospital”, explicou Kleber Morais.

“O projeto foi sancionado pelo prefeito de Natal na sexta-feira (9), depois que a Câmara Municipal estabeleceu a desafetação e doação de uma área de 16.500 metros quadrados à UFRN, vizinha ao Hospital Santa Catarina. Com a cessão do terreno, a Ebserh assumiu o comando da iniciativa, que já tem R$ 40 milhões garantidos por emendas parlamentares da bancada potiguar e ainda receberá investimentos do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e da própria Ebserh”, acrescentou o presidente da Estatal.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.