Amauri Júnior toma posse como diretor-geral da Fundação José Augusto

Por Rosinaldo Vieira

O produtor cultural Amauri Júnior, tomou posse nesta terça-feira (22.5), como o novo diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA). A solenidade de posse aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova e contou com a participação do governador Robinson Faria, que assinou o termo de posse do seu novo auxiliar, responsável a partir de agora pela pasta da cultura em sua gestão.

Amauri Júnior assume no lugar da ex-diretora-geral da FJA, Isaura Amélia Rosado, que deixou o cargo em março passado. No seu lugar, assumiu interinamente o presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, Iaperi Araújo, que também esteve na posse, passando o cargo para o novo diretor-geral da FJA. Também compareceu a solenidade o diretor do Teatro Alberto Maranhão, o jornalista Toinho Silveira

História

Amaury Júnior nasceu em 24 de fevereiro de 1987, na cidade de Recife/PE e chegou a Natal/RN no dia 12 de julho de 1997 com sua mãe Lídia Heitor e seus irmãos Aretha e Anderson Heitor. Estudou na Escola Dentinho de Leite, Colégio Objetivo e Colégio Criativo.

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Potiguar (2009). Como jornalista foi editor e diretor de programas na TV Ponta Negra, TV Potiguar e TV União. Colunista de variedades e repórter especial de cultura no extinto jornal Correio da Tarde, onde também desempenhou a função de gerente de marketing e circulação. Assinou um blog no Portal da 96 FM e no Portal O Jornal de Hoje.

Ele também publicou o livro “Poesia Rabiscada” pela Editora Sebo Vermelho em 2010. No mesmo ano, editou e coordenou o livro “Anais do Encontro de Língua Portuguesa de Natal” pela Fundação Cultural Capitania das Artes, onde exerceu cargo de direção durante o governo da então prefeita Micarla de Sousa. Através da Idearte Produções, realizou diversos eventos culturais em Natal e cidades do interior do RN.

Durante sua posse, Amauri destacou que assume com o sentimento de orgulho e ao mesmo tempo de responsabilidade. “A FJA é minha segunda casa, pois sempre frequentei esta casa para reivindicar melhorias para cultura do RN, para levar projetos”, disse o novo diretor-geral da FJA, salientando ainda que atuará de mãos dados com a classe artística do RN.

Ao dar posse ao seu mais novo auxiliar, o governador Robinson Faria destacou os investimentos que seu governo tem feito na área da cultura potiguar: “Quero dizer que me alegro muito com a chegada de Amauri em meu governo, principalmente porque ele é uma pessoa que sabe o que é fazer cultura e é este o perfil de pessoas que escolho como auxiliares, que sejam técnicos e com experiência. Nunca um governo investiu tanto em cultura como nossa administração. Já são mais de R$ 40 milhões investido até agora, com destaque para reforma do Museu Café Filho, a Biblioteca Câmara Cascudo, o Forte dos Reis Magos, o Teatro Alberto Maranhão, que está para ser reformado. Amauri, espero que na FJA você tenha a mesma sensibilidade que sempre teve como produtor cultural”, destacou o governador Robinson Faria.

Classe Artística

O produtor cultural Marcelo Veni, organizador do Prêmio Hangar de Cultura, também compareceu à solenidade de posse e destacou de forma positiva a chegada de Amauri Júnior na FJA. “O mais interessante é porque ele é uma pessoa que conhece o que é produzir cultura no Rio Grande do Norte. Ele sabe das dificuldades. Acredito que teremos uma boa surpresa com Amauri. Temos que torcer pelo seu sucesso neste momento”, disse Marcelo Veni.

Outro artista que também compareceu a posse foi o cantor Fernando Luís. “Pela primeira vez alguém que é do meio cultural assumi a FJA e isso por si só, enche de esperança os artistas do nosso Estado, de que vamos ter muito mais abertura para desenvolver a cultura potiguar”, disse Fernando Luís.