Santa Cruz celebra Santa Rita de Cássia e recebe milhares de devotos

Fotos: Padre Vicente

O município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, distante 122 quilômetros de Natal, recebe, desde as primeiras horas dessa terça-feira (22.5), centenas de devotos de Santa Rita de Cássia, padroeira local, que tem seu dia comemorado hoje. Ela é considerada a Santa das Causas Impossíveis.

História de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, em Roccaporena, Itália. Faleceu com 76 anos de idade a 22 de maio de 1457 em Cássia, Itália. O seu templo é a Basílica de Santa Rita, em Cássia.

Segundo a história, Santa Rita de Cássia ou a Santa dos Impossíveis, como é conhecida, após muitos martírios e perdas na sua vida (o marido com o qual foi forçada a casar e os seus filhos) rezou fervorosamente pedindo a Deus a graça de se tornar uma irmã no Convento das Agostinhas de Cássia.

Apesar da recusa que recebeu, ela foi conduzida milagrosamente ao interior do convento, que se encontrava fechado. Quando as freiras se aperceberam do sucedido, elas acolheram-na prontamente. Rita viveu uma vida de austeridade, realizando muitos prodígios no convento, popularizando-se na Igreja Católica como a santa a quem se recorre nos momentos de desespero.

Santa Rita é a santa padroeira dos doentes, das causas impossíveis e das mães, costumando estar representada com um espinho cravado na testa, com rosas e com crucifixos.

Em Ermesinde

A fama de Santa Rita percorreu o mundo, chegando facilmente a Portugal. Neste país celebra-se especialmente em Ermesinde onde se realiza uma procissão com a imagem da santa e uma feira popular ligada à santa. A romaria da santa realiza-se no segundo domingo de junho de cada ano, na Igreja de Santa Rita e na Avenida Duarte Pacheco.

Confira a programação para hoje.

DIA 22 – TERÇA – FEIRA – DIA FESTIVO DEDICADO À SANTA RITA DE CÁSSIA.

07h – Missa no Santuário de Santa Rita de Cássia – Cel: Pe. Vicente Fernandes

09h – Missa Solene na Igreja Matriz – Cel: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano)

10h – Missa no Santuário de Santa Rita de Cássia –  Cel: Pe. Gerônimo Pereira (Vigário Paroquial)

11h – Leilão de Santa Rita – Largo da Igreja Matriz

12h – Missa da Coroa na Igreja Matriz – Cel: Pe. Vicente Fernandes

15h – Missa dos Peregrinos no Largo da Igreja Matriz – Cel: Dom Matias Patrício (Arcebispo Emérito).

16h – Procissão de Santa Rita de Cássia pelas ruas de Santa Cruz

18h – Bênção do Santíssimo – Arreamento das bandeiras.