Dia de Responsa: funcionários da Cervejaria Ambev vão às ruas do Rio Grande do Norte pelo consumo inteligente de bebidas

Nesta sexta-feira (14), funcionários da Cervejaria Ambev no estado visitarão bares e restaurantes em Natal, Mossoró e Caicó transmitindo mensagens sobre moderação; No mesmo dia, em todo o Brasil, serão 30 mil colaboradores engajados na ação 

A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol e a água AMA, mobiliza, na próxima sexta-feira, 14/09, mais de 170 colaboradores no Rio Grande do Norte para visitarem cerca de 1450 bares e restaurantes nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó, engajados em conscientizar os pontos de venda sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A data marca a nona edição do Dia de Responsa, evento anual da companhia em prol da causa, realizado em todo o Brasil com a participação dos mais de 30 mil funcionários da Cervejaria Ambev no país, que passarão por 1 milhão de pontos de venda reforçando a importância da moderação no consumo de álcool.

“Trabalhamos todos os dias para levar cerveja gelada aos nossos consumidores e sabemos que os momentos de celebração só serão devidamente aproveitados se o consumo de nossas bebidas for feito com moderação. Por isso, mobilizamos nossos colaboradores em Natal, Mossoró e Caicó em prol da conscientização dos bares e restaurantes parceiros sobre o consumo inteligente, ou seja: não se deve beber em excesso, nem associar a bebida à direção ou consumir álcool sendo menor de idade”, comenta Roberto Mattos, diretor regional da Cervejaria Ambev.

A Cervejaria Ambev realiza ainda uma série de ações em diferentes regiões do Brasil para engajar o público sobre o consumo inteligente, como a distribuição gratuita de produtos e um desenho de autoria do grafiteiro Paulo Ito na cidade de São Paulo, além da adesivagem de caminhões de entrega com mensagens relativas ao tema que circularão também na capital paulista e em Belo Horizonte.

O trabalho integra o Programa Ambev de Consumo Responsável, plataforma lançada em 2003 e que centraliza os projetos que a cervejaria desenvolve sobre o tema. As ações ajudam a Ambev a contribuir com as metas globais da Anheuser-Busch InBev (ABI), para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo. Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.

Programa Ambev de Consumo Responsável

O Dia de Responsa é a principal mobilização anual da cervejaria em prol do Consumo inteligente de bebidas alcoólicas e integra as ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. Desde o seu lançamento, em 2003, a Cervejaria Ambev já firmou parcerias com uma verdadeira Rede de Responsa, que inclui universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs.

Ao longo desses quase 15 anos de trabalho, a companhia já realizou diversas campanhas de educação e conscientização. A Skol foi a primeira marca do país a abordar o tema, em 2001, com uma vinheta na qual latinhas se transformavam em táxi. A marca lançou ainda o conceito do “Motorista da Rodada”, um “herói” da turma que deixa de beber para levar os amigos em segurança para a casa.

Já a Brahma estrelou a campanha “se beber, não dirija”, com a participação dos jogadores Ronaldo e Luis Fabiano. Também da Brahma foi a campanha “A regra é clara, menor de idade não pode beber”, estrelada pelo ex-jogador Cafu.

Em eventos próprios ou patrocinados pela Cervejaria Ambev, como Skol Sensation e Rodeio de Barretos, a cervejaria já promoveu ações para evitar a associação de bebida e direção como o credenciamento de táxis para facilitar a volta pra casa e a disponibilização do estacionamento amigo (onde o veículo pode ficar até 12h do dia seguinte pelo mesmo custo) para reforçar que quem bebeu e não deve dirigir. Além disso, a Cervejaria Ambev também já realizou a doação de mais de 100 mil bafômetros ao poder público e entidades fiscalizadores de trânsito.

Dentre os atuais principais projetos do Programa Ambev de Consumo Inteligente, temos:

NA RESPONSA!

Atua em parceria com 16 ONGs no Brasil para conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda. Desde que foi criado, em 2010, o projeto impactou diretamente mais de 27 mil jovens, já capacitou cerca de 8 mil educadores e lideranças comunitárias e 11 milhões de pessoas impactadas por ações de comunicação.

SEGURANÇA VIÁRIA

Reconhecendo que a associação entre bebida e direção ainda representa um importante risco para acidentes, a Cervejaria Ambev tem liderado projetos que subsidiam o poder público com dados e ferramentas eficazes no combate à mortalidade no trânsito. A companhia protagonizou, em 2015, a criação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em São Paulo, e, em 2016, do Brasília Vida Segura, em Brasília. Em São Paulo, o projeto contribuiu para a redução do número de mortes em 13%, entre 2015 e 2017, o que representa quase 500 vidas salvas, enquanto que, em Brasília, 135 vidas foram salvas no último ano, superando em 40% a meta de 2017 de redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Após a sucessão de resultados bem-sucedidos de ambos os programas, o modelo será exportado, em parceria com a UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa), para República Dominicana, Índia, África do Sul e China.

PNATRANS

No final de julho, a Cervejaria Ambev juntamente com o Ministério das Cidades e o Instituto Tellus assinaram parceria para reduzir pela metade mortes no trânsito no Brasil até 2028. A Cervejaria Ambev é a principal parceira do novo programa Movimento Nacional de Segurança Viária, iniciativa que vai permitir a execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Informações para a imprensa

Máquina Cohn & Wolfe

ambev@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7900