Horário de verão começará dia 4, no primeiro dia do Enem

O Palácio do Planalto informou  que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento.  Os estudantes potiguares que irão fazer o Enem deverão ficar atentos às mudanças nos horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas, que ocorrerão nos dias 4 e 11 de novembro.

Portões dos locais de provas no RN abrem às 11h e fecham ao meio-dia; provas iniciam às 12h30

Portões dos locais de provas no RN abrem às 11h e fecham ao meio-dia; provas iniciam às 12h30

 

Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, a União chegou a anunciar que adiaria o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem.  A negativa do Planalto ao pedido veio após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão. Na época em que foi anunciado o adiamento, a medida foi criticada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo a associação, a mudança da data acarretaria “sérias consequências” ao planejamento das operações e, consequentemente, para quem adquiriu passagens antecipadamente, afetando 3 milhões de passageiros.

Atenção aos horários
A partir da meia-noite do dia 4 de novembro, moradores dos estados listados abaixo deverão adiantar o relógio em uma hora.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Provas (horário de Brasília)
Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)

Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)

Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)

Saída: a partir das 15h30 sem o caderno de provas; a partir das  18h30 (horário de Brasília) com o caderno de provas;

Fim do Exame: 19h (horário de Brasília)

Estados sem horário de verão:
Acre, Alagoas; Amapá; Amazonas; Bahia; Ceará; Maranhão; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Roraima e Rondônia Sergipe e Tocantins.

No Rio Grande do Norte:
11h – Horário local

Abertura dos portões

12h – Horário local

Fechamento dos portões

12h30 – Horário local

Início das provas

14h30 – Horário local

Saída permitida sem o caderno de provas

17h30 – Horário local

Saída permitida com o caderno de provas

18h – Horário local

Fim do horário das provas