Prefeitura de Parnamirim comemora o Dia da Pessoa Idosa na próxima quinta-feira

Eduardo Maia

A Prefeitura de Parnamirim irá celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, com uma vasta programação que terá a participação de diversas secretarias, na quinta-feira desta semana, dia 18. Haverá ações no Auditório Vereador Clênio José dos Santos, do Centro Administrativo Agnelo Alves, e no Parque Aluízio Alves.

“Nossa gestão trabalha para garantir o acolhimento e a valorização da pessoa idosa, incentivando sua participação ativa na sociedade e a longevidade saudável, combatendo toda forma de violência, falta de respeito e discriminação, reconhecendo a importância desse público em nossa sociedade”, disse o Prefeito Rosano Taveira.

A programação do dia 18 de outubro terá dois momentos. Pela manhã, a partir das 9h, no Auditório Clênio, haverá a assinatura da “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social que tem por objetivo orientar para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável, além de integrar as políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem mais amigas das pessoas públicas.

Ainda pela manhã, haverá a implantação das Práticas Integrativas Complementares, que abordam meios de tratamento não-farmacológicos à saúde, como acupuntura, uso de florais e medicina terapêutica. Haverá ainda, o lancamento da cartilha “Respeito Sim, Violência Não”.

Será oficializada a implantação do PRO-EVA, projeto de Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa, parceria da Prefeitura com a UFRN que estimula o uso da caderneta do idoso como instrumento legal para assegurar garantias a este público. O PRO-EVA é aplicado atualmente nos bairros de Monte Castelo e no Jockey Club e tem planos de expansão para todos os bairros, sendo os próximos Primavera e Jardim Planalto.

Já pela tarde, às 13h30, haverá uma caminhada no entorno do Parque Aluízio Alves ao interior do mesmo, onde os idosos participarão de atividades de lazer, sessão no planetário municipal e contação de histórias pelo projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura”.

1º de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa

Esta data foi criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, em 1991, para tratar dos direitos dos idosos, incentivando o respeito e a dignidade a esse público. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -BGE, o número de pessoas acima de 60 anos em 2017 era de 28 milhões, o que corresponde a 13,5% da população. Em dez anos, pode chegar a 38,5 milhões, ou seja, 17,4% da população. A expectativa de todos nós é chegar lá. Para isso, é preciso envelhecer com cuidados e atenção, respeito e gentileza.

Agora RN