Ritmo e bossa pelas ruas de Pipa

O Festival Bossa & Jazz retorna à Pipa neste mês de dezembro depois de passar em branco no ano passado por falta de patrocínio. Nesta edição o evento estreia novo formato, tomando as ruas e a orla da praia com 48 pocket shows de 17 atrações, dentre as quais, as cantoras Taryn Szpilman (RJ) e Pris DeNé (Argentina), Los Chaskys (Peru), o cantor carioca Tárcio Cardo, a banda Blues Etílicos (RJ), o grupo Parahyba Ska Jazz Foundation (PB), a Família Pádua (RN) e Suedo Suares (RN). O festival começa nesta quinta-feira (13) e segue até o domingo (16). Toda a programação é gratuita.

Cantora de blues e intérprete de musicais, Taryn Szpilman volta ao festival para duas apresentações

Cantora de blues e intérprete de musicais, Taryn Szpilman volta ao festival para duas apresentações

Ao invés de um grande palco para as apresentações, como sempre ocorreu, neste ano o festival vai acontecer com estrutura descentralizada. Serão uma média de 10 pocket shows por dia com duração em média de 40 minutos a 1h, tanto à tarde como à noite, sendo alguns realizados simultaneamente. As apresentações foram distribuídas em locais pela Avenida Baía dos Golfinhos e Rua do Céu, como o Kanto da Pipa, Vila da Pipa Shopping, Galeria Oasis, Orishas, Pipa Beach Club, Casarão, Aventureiro, Ilê da Pipa, Barraca da Neide, Vila Mangueira e Praça do Pescador.

Segundo a idealizadora e produtora do evento, Juçara Figueiredo, o novo formato foi pensado nos moldes dos festivais de jazz de New Orlenas, nos Estados Unidos, que acontecem na rua. Dessa forma, os organizadores acreditam o Bossa & Jazz fique mais dinâmico, dando ao público mais proximidade com os artistas. O festival também trabalha com orçamento mais enxuto. À Folha de S. Paulo, a produtora Juçara Figueiredo disse que seu orçamento caiu de R$ 500 mil para R$ 200 mil, sem leis de incentivo, mas com recursos do Governo do Estado via Banco Mundial.

Todos os dias, a programação da noite será iniciada com o cortejo do grupo Bossa & Jazz Street Band, às 19h30, pela avenida Baía dos Golfinhos. Como já é tradicional, as noites serão encerradas de modo descontraído e com o improviso dos artistas das diferentes atrações nas famosas Jam Sessions. Na quinta, a jam acontece no Restaurante Caxangá, na sexta na Pizzaria Calígula, no sábado no Muxima’s e no Kanto da Pipa, e domingo na orla (com palco próximo ao Pipa Beach Club).

A programação diurna conta com oficinas e workshops, como “Ritmo e Movimento”, “O que é esse tal de jazz?”, “Construção de Instrumentos”, “Reciclando com Arte”, além de Talk Show com Taryn Szilpman, oficina de gaita com Flávio Guimarães (Blues Etílicos), e master class de trompete com o potiguar Antônio de Pádua.

Blues Etílicos estará na sexta-feira, às 22h30, no palco da Praça do Pescador

Blues Etílicos estará na sexta-feira, às 22h30, no palco da Praça do Pescador
O Fest Bossa & Jazz surgiu em 2010 e já realizou 16 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Praia da Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró). A edição 2018 na Pipa conta com patrocínio da SETUR, Emprotur e Programa Governo Cidadão (via Banco Mundial). Conta também com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Tibau do Sul e da Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP).
Programação de Abertura 
Quinta (13)

19:30 | Cortejo Bossa & Jazz Street Band (RN)

20:00 | Dayanne Nunes (RN)

Local: Praça do Pescador

20:15 | Moby Dick (RN)

Local: Vila da Pipa Shopping

20:30 | Sueldo Soares e os Grooves (RN)

Local: Kanto da Pipa

21:00 | Chorinho da Pipa (BRA, URU, ARG)

Local: Vila Mangueira

21:30 | Duo Maresia (ARG)

Local: Galeria Oasis

21:30 | Dayanne Nunes (RN)

Local: Vila da Pipa Shopping

22:00 | Chorinho da Pipa (BRA, URU, ARG)

Local: Kanto da Pipa

22:15 | Moby Dick (RN)

Local: Vila Mangueira Shopping

22:30 | Taryn Szpilman (RJ)

Local: Praça do Pescador

23:00 | Sueldo Soares e os Grooves (RN)

Local: Galeria Oasis

00:00 | Jam Session

Local: Restaurante Caxangá