Artesãos participam de reunião de normas e orientações para Fiart 2019

Cerca de 250 artesãos lotaram o auditório da Emater-RN, nesta terça-feira (22), com o objetivo de participarem da reunião de orientações e normas para participação da Feira Nacional de Artesanato (Fiart).

A reunião foi organizada pela Sethas, por meio do Programa Estadual de Artesanato (Proarte-RN), que organizou o evento para informar sobre os deveres e obrigações dos artesãos selecionados para ocuparem os estandes do Governo do RN na Fiart.

Segundo a coordenadora do Proarte-RN, Salmira Torres, a reunião é uma forma de orientar os artesãos e garantir uma participação organizada. “Essa reunião, não só serve para mostrar o que os artesãos podem fazer ou não, mas sim orientar como eles devem se portar no evento, como abordar os clientes e como organizar suas vitrines de trabalho”, explicou a coordenadora.

Além das orientações e normas oficiais, os artesãos participaram de uma palestra do Sebrae-RN intitulada “Como participar de feiras e eventos e obter bons resultados”.

“Esse evento é para mostrar aos artesãos como vai funcionar a feira, como será o espaço do Governo do RN e como eles devem se apresentar para vender seus produtos. Além disso é importante ressaltar a grande oportunidade que eles estão tendo em participar da Fiart, que é uma das feiras mais importantes para nosso artesanato”, disse a secretária da Sethas-RN, Iris de Oliveira.

O artesão Pedro Jussier, de Alto do Rodrigues, trabalha há 15 anos com artesanato e vai participar pela primeira vez da Fiart. “Participar da feira vai ser um sonho realizado, pois nunca tinha ido atrás de como fazer para participar. Trabalho com escultura e entalhe em madeira e espero vender muitos produtos nesses 10 dias de feira”, contou o artesão.

Já a artesã Maria Luiza Bezerra está participando novamente da Fiart e está bem positiva para as vendas desse ano. “Todo ando eu participo e esse ano vai ser muito melhor, tenho fé. Espero vender muito meu artesanato de reciclagem e ter uma renda boa”, comentou.

A Fiart é uma das maiores feiras de artesanato do estado e acontece de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal. O evento tem apoio do Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.