ENCONTRO DE GRAFFITI “AFRICORES”, NA COMUNIDADE DA ÁFRICA, COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

A partir desta sexta-feira (18), a comunidade da África (Redinha) recebe o projeto “Africores”, ação do Movimento Cultural Nossos Valores e da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte). Artistas potiguares da música, artes visuais e arte educadores farão intervenções de graffiti, hip hop e arte urbana em residências do bairro e na sede do Movimento.

A programação que vai até domingo tem na coordenação Miguel Carcará, responsável pelo Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Zona Norte) e fundador do Movimento Nossos Valores.

Na sexta-feira (18) as atividades começam às 9h com os trabalhos de pintura em muros e residências da comunidade da África. À tarde (15h30), tem aulas de Cypher Break na frente da sede do Movimento Nossos Valores. Cypher é a reunião de MCs (grupos ou artistas solos), para rimas inéditas e com uma conexão de palavras mais complexas, com um DJ responsável pelo beat. É algo que se aproxima mais do freestyle do que do rap elaborado e construído sobre uma batida produzida em estúdio.

No sábado (19), a partir das 9h, segue a execução das pinturas de graffiti sob coordenação de Carcará e voluntários pelo bairro. À tarde (15h às 19h) tem Sound System, com Monte Sião. Sound System é o movimento cultural que surgiu nas periferias jamaicanas e veio se difundindo em outras comunidades. É um conjunto de caixas de som e amplificadores empilhados, formando um paredão.

No domingo (20) tem o encerramento dos trabalhos externos de graffiti e à tarde (15h) shows de Feuz, Mateus (MTH), Chico Bomba, Carcará na Viagem, Vira Mundo e Luanda Luz.

O Movimento Cultural Nossos Valores tem um forte trabalho social, cultural e artístico na comunidade da África. Ministra aulas de arte urbana com artistas do RN e convidados e arte educadores com trabalhos sociais para jovens. O projeto conta com parceria da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

I Africores – Encontro de Grafiteiros
Sexta (18) a domingo (20)
Local: Comunidade da África (Movimento Nossos Valores)
Realização: Nossos Valores e Prefeitura do Natal