Encontro Regional discute prevenção do HIV/Aids

O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Vida e Esperança (IVES), promoverá, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, no Hotel Monza Palace, em Natal, o Encontro Regional de Prevenção Combinada e Estudos do HIV/Aids. A solenidade de abertura será realizada nesta quinta-feira (24), às 19h, e nos dias seguintes o evento acontece das 8h às 16h.

“A oficina é importante porque vai trazer o tema da prevenção combinada, que ultrapassa a abordagem tradicional e traz outras questões, relacionadas à estrutura de projetos, de programas e à intersetorialidade, por meio da interface entre diversos setores, como saúde, educação e assistência social. Dessa forma, a prevenção combinada amplia a abordagem de prevenção para enfrentar problemas sociais, preconceito e a questão das vulnerabilidades”, explicou a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Márcia Lucas.

O evento vai reunir profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da área da educação, Organizações Não Governamentais, universidades, entre outras instituições, para discutir a humanização dentro do contexto da prevenção e do tratamento. Haverá participantes das regiões Nordeste e Sudeste. As inscrições já estão encerradas.

Um dos objetivos é discutir ações de humanização que possam evitar o abandono ao tratamento, muitas vezes causado pelo preconceito em expor a condição de pessoa vivendo com HIV/Aids. Para Patrícia Medeiros, presidente do IVES, “a ciência evoluiu muito no tratamento, temos muitas pessoas com carga viral indetectável, e o maior desafio é acabar com o preconceito que ainda existe”.