Prefeitura intensifica Operação Verão em Ponta Negra

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) intensifica, a partir desta sexta-feira (11), as ações da Operação Verão, no entorno da Praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Natal. O intuito é garantir que as regras definidas pelo Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização Integrada da Orla sejam cumpridas pelos comerciantes, quiosqueiros, locadores e ambulantes que trabalham no local. Também participaram da força tarefa o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), e a secretaria de Serviços Urbanos (Semsur).

O objetivo principal da Operação Verão é impedir atividades potencialmente poluidoras e a utilização indevida dos espaços de uso comum, melhorando assim a qualidade ambiental, paisagística e as condições de uso da praia pela população e turistas. E para que continuem sendo respeitadas todas as regras definidas no Plano de Ordenamento implantado e coordenado pela Semurb, desde 2017.   

E já no primeiro dia, a força tarefa resultou na apreensão e autuação de estabelecimentos e quiosqueiros que estavam em desconformidade com as normas vigentes, tais como: número superior a 15 guarda-sóis na faixa de areia por quiosque; prática de comércio com a utilização de guarda-sóis em área destinada exclusivamente para a prática de esportes náuticos, assim como a apreensão de publicidade irregular.

Segundo o Supervisor de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade, Felipe Oliveira, a força tarefa que ocorreu hoje é reflexo dos trabalhos que já foram realizados no decorrer de 2018 e que apenas continuarão a acontecer durante a alta estação com maior frequência. “Garantir que as normas já pré-estabelecidas sejam respeitadas é de fundamental importância para o reordenamento da Praia de Ponta Negra” ressalta.

Pelas regras cada um deles tem direito a 15 conjuntos de mesa/cadeira/sombreiro. Atualmente, Ponta Negra possui 28 quiosques e 53 locadores de equipamentos cadastrados pela secretaria Semsur.

Durante a próxima semana, a Semurb pretende montar mais uma força tarefa, mas dessa vez com a Vigilância Sanitária de secretaria de Saúde (SMS), que também faz parte do Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização Integrada. O foco será a presença de roedores que vivem nos entroncamento da orla.