Defesa Civil Municipal amplia efetivo de plantão devido às chuvas que caem em Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) ampliou nesta quarta-feira (13) o nível de alerta das equipes que atuam nas unidades operacionais da Defesa Civil Municipal. A medida se faz necessária devido às chuvas que vêm caindo na cidade. Os pontos que estão recebendo maior atenção dos agentes da Defesa Civil são as áreas onde comumente são registrados maiores incidentes, como parte do bairro de Mãe Luiza, Comunidade do Jacó, Passo da Pátria, Ribeira, Rocas e pontos da zona Norte.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que a Defesa Civil está com efetivo ampliado e suas viaturas circulando 24h no atendimento às ocorrências. A secretária adiantou que não foi registrada nenhuma ocorrência que colocasse em perigo vidas humanas, porém pontos de alagamento em vias de circulação de veículos foram notificados ao longo do dia.

Além das equipes da Defesa Civil responsáveis pelo plantão regular, outras que estavam de folga foram convocadas para ampliar o efetivo no sentido de agir de modo preventivo com a possibilidade do aumento no número de ocorrências. “Como estamos sempre acompanhando os boletins meteorológicos dos órgãos oficiais, tomamos essa precaução, pois a previsão registra mais chuva para cair em Natal nas próximas horas”, explicou a diretora de Ações Preventiva da Defesa Civil de Natal, Luciana Medeiros.

Os técnicos da Defesa Civil de Natal estão monitorando todo o sistema de chuvas da capital por meio das informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Os pluviômetros do Cemaden instalados na capital informam que nas últimas 24h a área mais atingida por chuvas foi a região do Guarapes I, com 43,91mm; seguido por Guarapes II, 33,70mm; Nossa Senhora da Apresentação, 24,65mm; Pajuçara, 24,25mm; e Neópolis, 17,22 mm. Os dados foram coletados às 11h de hoje.

Outro ponto importante é que as principais lagoas de captação de águas pluviais estão passando por monitoramento constante, sendo observado o funcionamento das bombas de sucção e o nível de água. Nesses casos, a população que reside nas proximidades dessas lagoas pode contribuir informando qualquer anormalidade.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população. Qualquer situação nesse sentido a população pode acionar a Defesa Civil.