Menu

Governo assina convênio com UNICEF para evitar exclusão e evasão escolar

0 Comments
Elisa Elsie

A governadora Fátima Bezerra assinou hoje, 21, adesão do Rio Grande do Norte ao programa Busca Ativa Escolar, realizado em parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“O programa vai nos oferecer mecanismos para evitar a exclusão escolar, através do controle e acompanhamento de criança e adolescentes questão fora da escola ou em risco de evasão”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que é professora da rede pública estadual.

O programa Busca Ativa Escolar possibilita reunir em uma plataforma informações produzidas pelos municípios e identificar as principais causas da exclusão escolar e os territórios mais vulneráveis. “Isto vai permitir um melhor planejamento de políticas públicas específicas visando o enfrentamento da situação. Além disso, com os problemas identificados e localizados, poderemos garantir matrícula aos alunos, permanência e aprendizagem na idade certa”, registrou Fátima Bezerra.

Representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer acrescenta que o programa trabalha também com profissionais das áreas de saúde, assistência social e planejamento na mesma plataforma. “Cada pessoa ou grupo tem papel específico, que vai desde a identificação de uma criança o adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola”, informa Florence.

Também participam da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques, secretaria adjunta de Educação, Márcia Gurgel, secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Vasconcelos e a secretária adjunta da secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social, Josiane Bezerra. E, ainda, Dennis Larsen, chefe do Território do Semiárido do Unicef, Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!