Governo instala Câmara Setorial da Indústria

Com a finalidade de acompanhar e discutir permanentemente medidas para favorecer o crescimento industrial no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado instalou hoje, 20, a Câmara Setorial da Indústria em evento na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec.

Na solenidade, a governadora Fátima Bezerra disse que a instalação da Câmara Setorial da Indústria “é uma demonstração do compromisso do governo com o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”. Ela explicou que esta é a primeira de várias câmaras setoriais que serão instaladas nos próximos dias para os setores do Comércio e Serviços, Pesca e Agricultura, Mineral e Ciência, Tecnologia e Inovação.
A governadora explicou que as câmaras setoriais vão atuar para criar ambiente favorável às atividades produtivas, com segurança jurídica e patrimonial, e favorecendo a criação de oportunidades de trabalho, emprego, renda e riqueza. 


O titular da Sedec, Jaime Calado, destacou a determinação do governo em estabelecer diálogo permanente com o empresariado. “Queremos manter uma mesa de entendimento e busca de soluções junto aos diversos setores da economia visando o desenvolvimento e o crescimento econômico”, explicou Jaime Calado que anunciou a primeira reunião da Câmara Setorial da Indústria para o próximo dia 12, na sede da Sedec.
O presidente da Federação das Indústrias do RN – Fiern, Amaro Sales elogiou a iniciativa da administração estadual e disse que ela “beneficia o crescimento econômico e traz desenvolvimento para o nosso estado. Tenho certeza dos bons propósitos do governo do RN e me sinto honrado em participar desta câmara”. Sílvio Bezerra, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon, externou seu otimismo com a iniciativa: “confiamos muito no atual governo para retomarmos o crescimento da construção civil e parabenizamos pela iniciativa. Estamos prontos para somar esforços para fazer o RN crescer”.
Para o superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo, “o Governo do Estado faz um gol com a instalação da Câmara Setorial da Indústria, uma iniciativa que vem para potencializar as atividades do setor em nosso estado onde 95% das indústrias são de pequeno porte”.
O superintendente do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Fabrizzio Leite, destacou a disposição ao diálogo do governo e afirmou: “aqui estão os atores que irão discutir gargalos, caminhos, alternativas e construir soluções para o RN. Podem contar com o BNB, em todos os setores da economia, para o estado crescer e se desenvolver”.
Também participaram da instalação da Câmara Setorial da Indústria o vice-governador Antenor Roberto, o secretário do Gabinete Civil, Raimundo Alves, representantes das secretarias de Estado do Planejamento e da Tributação, o diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, o reitor da Uern, Pedro Fernandes, a presidente da Potigás, Larissa Gentile, o diretor da Agencia de Fomento do RN – AGN, Juliano Porciúncula, o professor da UFRN Daniel Pontes, o diretor do IFRN, Francisco das Chagas, Sandro Peixoto, da Associação das Empresas do Polo Industrial de Macaíba – ASPIM e Nilson Brasil, da Associação Comercial e Industrial de Mossoró – ACIM.