Março Lilás movimenta três unidades de saúde neste final de semana

O Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo uterino. Pensando nisso, anualmente, neste mês, são realizadas inúmeras ações com foco na saúde feminina nas Unidades de Saúde de Natal. Neste final de semana, as unidades de saúde de Igapó, Cidade Nova eNordelândia abriram as portas para oferecer diversos serviços para a população.

A UBS Igapó contou com cerca de 70 usuários participando da ação. Entre as atividades disponíveis pode-se destacar testes rápidos (71 atendimentos), massoterapia (20), preventivos (15), esmaltação (13), preenchimento da carteirinha de idosos (13), verificação de pressão arterial (10), corte de cabelo (7) e atendimentos médicos (6). Aula de educação física e atividades culturais também foram realizadas na unidade, contando ainda com confecção e produção do cartão SUS. “O intuito da ação ter sido no fim de semana foi exatamente para dar oportunidade às mulheres que passam a semana trabalhando também terem um momento para cuidar da saúde delas” explica a diretora da UBS, Auxiliadora Maria Freire Galo.

Na ação da UBS Cidade Nova também houve testes de HIV e sífilis (35 atendimentos realizados), testes de hepatite B e C (12 realizados), exames de mama (27), testes de glicemia (17), medida de pressão arterial (18) e vacinas. Além dos atendimentos, Cidade Nova contou com palestras com os temas “Prevenção do câncer de mama” e “Saúde bucal” com estudantes de enfermagem e com os dentistas Roseane Carvalho Vasconcelos e Pedro Paulo Alcino da Silva, que entregaram escovas de dentes para os ouvintes da palestra e agendaram 20 atendimentos. Música ao vivo, maquiagem, alongamento e dança de zumba também tiveram seu momento no evento. A administradora da UBS Maria Sueldes Lourenço destaca que “esperávamos realizar ainda mais atendimentos, porém estava com uma chuva muito forte por aqui e acredito que isso inibiu o público. Mas de um modo geral foi satisfatório e todos que compareceram adoraram a receptividade”.

Já na UBS Nordelândia, totalizou um total de 72 atendimentos de testes rápidos, 12 citologias oncológicas, 24 consultas médicas, 31 testes de glicemia capilar e 36 medições de pressão arterial. “É muito bom ver as mulheres participando do Março Lilás mesmo com a forte chuva que caia aqui por perto. Sinal de que elas estão se alertando para a importância da saúde e bem-estar” finaliza Gilcleane Andrade de Sousa, administradora da UBS Nordelândia.