Restaurante Popular da Cidade Alta promove ação sobre alimentação saudável

Nesta quinta-feira (21), a unidade do Restaurante Popular da Cidade Alta promoveu a ação educativa Nutri Refeições com o tema “Toda vez que você se alimenta é uma oportunidade de nutrir seu corpo. ” A iniciativa tem como objetivo promover a qualidade de vida dos usuários do Restaurante, como também fomentar a promoção à saúde, à educação nutricional e alimentar.

A equipe, formada por 12 nutricionistas voluntários e dois estagiários de Nutrição da Universidade Potiguar, além do corpo técnico da unidade, concentrou-se na área externa, onde conversou com a população sobre alimentação saudável diante de alguns problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, entre outros. Também foi realizado aferição de peso e de pressão arterial, cálculo do IMC e distribuição de folders com dicas sobre alimentação saudável.

O objetivo, de acordo com Ágida Mariana, coordenadora do projeto, é consolidar o Nutri Refeições em edições mensais, “abordando temáticas diversas conforme as campanhas institucionais, como o setembro amarelo, o outubro rosa e o novembro azul, em que se estabelece uma discussão acerca de diversas questões de saúde”.

Se, de um lado, a ação é proveitosa para os organizadores, de outro, é importantíssima para a população de terceira idade. Por isso, Sônia Maria de Sousa, de 64 anos, aproveitou a oportunidade para tirar suas dúvidas de como manter uma alimentação saudável. “Isso aqui é muito rico. Eles tiraram todas as minhas dúvidas sobre alimentação e problemas de saúde. Estou muito feliz pela palestra e por aferir minha pressão. Está tudo em dia. Adoro essas dicas valiosas. Eu amo viver e quero viver muito”, nos contou sorrindo.

Segundo o senhor Idalgo Soares Maranhão, de 70 anos, o serviço honra a qualidade dos Restaurantes Populares e o compromisso do poder público com os cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Essas ações são nota10. Na verdade, todos os serviços dos Restaurantes são nota 10. Eu sou sempre o primeiro a chegar e tenho orgulho desse serviço”, contou.

Para Valescka Fernandes, subcoordenadora de Gestão de Fiscalização dos Restaurantes populares, o espaço é mais do que um instrumento de alimentação, trata-se de uma fonte para qualidade de vida da população. “Queremos criar vínculos com a população e contribuir com as práticas saudáveis para garantir que a segurança alimentar e nutricional vá além. Essas ações estão previstas nos contratos do programa e queremos que todas as unidades se engajem para realizar esse tipo de atividade para os usuários”, explica.

Restaurantes Populares

        O programa Restaurante Popular oferece a população uma refeição saudável e balanceada, pelo valor simbólico de apenas R$ 1. São 56 unidades em 34 municípios potiguares. Por dia são servidas cerca de 36 mil refeições, de segunda a sexta-feira. Além do Restaurante Popular, fazem parte da política de segurança alimentar do Governo do RN, o Café Cidadão, Sopa Cidadã e Leite Potiguar.