Menu

SAMU 192 RN recebe seis novas ambulâncias

0 Comments

O SAMU 192 RN comemora a integração de seis novas ambulâncias que irão se somar a frota de veículos do serviço de urgência e emergência. Entregues nesta quinta-feira (14), as novas ambulâncias farão substituição de veículos que já estão com alguns anos de uso.

Quatro terão formatação e layout de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripuladas obrigatoriamente por médico, enfermeiro e condutor socorrista – chamadas de UTI Móvel. As outras duas serão formatadas para o padrão de Unidade de Suporte Básico (USB), tripuladas minimamente por técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Para a Coordenadora Geral do SAMU 192 RN, Wilma Dantas, a chegada dos novos veículos otimizará a qualidade do atendimento prestado e garantirá aos profissionais a melhoria das condições de trabalho. “Vamos conseguir também a diminuição dos gastos com manutenção corretiva e de baixas dos veículos por problemas mecânicos. Estamos empenhados em elevar o padrão de excelência de atendimento deste Serviço. Não são apenas 6 novas ambulâncias; são 6 novas incontáveis oportunidades de impactar positiva e dignamente a vida de cidadãos da nossa sociedade norte-rio-grandense”, falou Wilma.

Em abril está prevista a realização de treinamento com os condutores socorristas sobre Direção Defensiva e atualização em Legislação de Trânsito, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “O encontro dos profissionais do SAMU 192 com os instrutores da PRF é de vital importância para nossas equipes em razão da necessidade de deslocamentos rápidos com uso de sirene e giroflex, obedecendo limites de velocidade das vias. Transportar pacientes graves exige habilidade, sensibilidade, técnica e equilíbrio emocional. Os treinamentos permanentes edificam o conhecimento e a habilidade cumulativamente. É necessário treinar sempre”, disse Bruno Lima, Coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 RN.

Para que uma ambulância chegue até o local onde se encontra a vítima, muitos profissionais se empenham para garantir o melhor tempo resposta e consequentemente, o melhor atendimento àquele paciente, sempre seguindo os protocolos institucionais, embasados na ciência na ética, na Política Nacional de Humanização e obedecendo os fluxos que fazem a Rede de Urgência e Emergência se fortalecer cada dia mais. “Uma ambulância ‘nova’ é capaz de conferir mais conforto, mais estabilidade, mais segurança aos que trabalham e necessitam dela. Essas melhorias conferem um ânimo novo nas nossas equipes que se empenham e dedicam suas vidas ao cuidado do outro em momentos de maior angústia, dor, medo e dificuldade para a vítima”, finalizou Raquel Gurgel, coordenadora de enfermagem do SAMU 192 RN.