Em novo decreto, Governo prorroga e endurece medidas de isolamento até dia 16

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta quinta-feira (04), em edição extraordinária do Diário Oficial do RN, o novo decreto que impõe a política de isolamento social rígido para enfrentamento do novo coronavírus. As novas medidas buscam intensificar o isolamento social, salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde estadual.

Entre as novas medidas estão: fechamento de orlas; notificação compulsória de testes e diagnósticos sobre COVID-19; medidas especiais para circulação de idosos e pessoas do grupo de risco, a proibição de festejos juninos, apoio das forças de segurança pública no cumprimento das medidas e o estabelecimento de uma data para retomada gradual das atividades econômicas.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, todas as medidas estabelecidas no Decreto Nº 29.742 foram pensadas para salvar a vida da população potiguar e aumentar o isolamento social, medida atualmente mais eficaz para conter o contágio pelo vírus. “Seguimos as orientações do comitê científico local, de modo que este decreto tem o endurecimento no rigor da fiscalização. Todas as nossas forças de segurança estarão nas ruas, em parceria com os municípios, porque agora vamos ser muito mais rígidos para fazer valer o isolamento social”, ressaltou.

Leia Mais

Está no ar a 5ª semana do “Cultura na Cidade” no Youtube da Prefeitura do Natal

Está no ar a quinta semana de programação cultural da plataforma digital “Cultura na Cidade”, da Prefeitura do Natal. A cada semana os potiguares podem conferir a produção local de audiovisual, festivais, cultura popular e muito mais. Lazer de qualidade no Youtube para a quarentena dos natalenses.

Através do canal oficial da Prefeitura do Natal no Youtube https://www.youtube.com/natalprefeitura a população tem acesso aos projetos patrocinados pela Prefeitura nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e Eventos Tradicionais realizados.  Confira a programação cultural que está no ar para esta semana:

PROGRAMAÇÃO

AUDIOVISUAL

TELA CINE NATAL: PRIMEIRA TEMPORADA:

Programa de exibição dos curtas metragens dos realizadores, cineastas e vídeomakers da cena local, patrocinados pela prefeitura do Natal, através das edições do Cine Natal.

Leia Mais

Educação do RN lança aplicativos para interação com estudantes e professores

O uso das tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais comum durante o atual momento de isolamento social – medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19), adotada pelo Governo do RN. Pensando na dinâmica escolar, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) acaba de lançar e atualizar aplicativos voltados para facilitar a interação entre estudantes e professores, durante o período de distanciamento social, contribuindo também para o processo de aprendizagem.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps Escola em Movimento – RN e Conferência SIGEduc RN são gratuitos e tratam-se de ferramentas digitais cujo objetivo é possibilitar o acesso de conteúdos educacionais, bem como atuar como uma ponte que colabore com a comunicação à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.

“São ferramentas digitais que ajudarão aos nossos professores e alunos realizarem as atividades não presenciais, como orientam as Normas para Reorganização do Planejamento Curricular, e serão importantes vias de interação que continuarão sendo utilizadas quando retomarmos as aulas presenciais”, explica o professor Getúlio Marques, secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

Leia Mais

Prefeitura de Parnamirim divulga resultado de processo seletivo e convoca aprovados

A Prefeitura de Parnamirim, através da secretaria de saúde (Sesad), divulgou nesta quinta-feira (4), em edição do Diário Oficial do Município, o resultado do processo seletivo simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público. A relação nominal dos aprovados pode ser consultada no DOM desta quinta-feira. 

Posterior ao resultado, a Sesad convocou os aprovados a comparecer na Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, localizada na Rua Altino Vicente de Paiva, nº 210, Edifício Cartier – Monte Castelo – Parnamirim-RN, conforme o cronograma: 

Dia 04/06, das 8:30h às 17h: 

Todos os convocados para Técnico em Enfermagem 

Dia 05/06, das 8:30h às 17h: 

Todos os convocados para Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Assistente Social, Psicólogo, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Farmácia, Nutricionista, Técnico em Nutrição e Dietética. 

Leia Mais

Anvisa autoriza testes clínicos com vacina para covid-19 no Brasil

R7

Imunizante é considerado o mais avançado e também um dos mais promissores
Dado Ruvic/Reuters – 10.4.2020

A vacina contra a covid-19 em desenvolvimento na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada em pacientes no Brasil. O procedimento foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na terça-feira (2), em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com órgão, para a realização de qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos, os laboratórios precisam, necessariamente, de autorização dos CEPs (Comitês de Ética em Pesquisa) ou da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

“Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o seu perfil de segurança foi aceitável”, explicou a agência em nota oficial. 

Leia Mais

Petrobras reajusta em 5% preço do gás de cozinha

Agência Brasil

Trabalhador movimenta botijões de gás de cozinha em distribuidora em São Paulo (SP)
Reuters/Caetano Barreira/ Direitos reservados

A Petrobras informou que vai reajustar em 5% o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido pela companhia às distribuidoras a partir desta quinta-feira (4). Com isso, o preço médio da Petrobras será equivalente a R$ 24,08 por botijão de 13 quilos (kg). No acumulado do ano, a redução é de 13,4%, ou R$ 3,72 por botijão de gás de cozinha de 13 kg.
 
A Petrobras esclarece que igualou desde novembro de 2019, os preços do gás liquefeito de petróleo para os segmentos residencial e industrial/comercial e que o GLP é vendido pela Petrobras a granel. As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final.

IDE sugere medidas para construção de plano de retorno das atividades presenciais no RN

Foto: Divulgação

As aulas nas redes pública e privada no Rio Grande do Norte foram suspensas até o dia 06 de julho seguindo as recomendações do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública. Uma medida de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) que atende ao Decreto Estadual n° 29.725 e abrange os ensinos infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante. No momento as escolas se adaptam para mediar situações de aprendizagens, de forma remota e aguardam que os sistemas de ensino construam respostas para o seguinte questionamento: como preparar as escolas para o retorno das atividades presenciais? 
Para a Diretora Executiva do Ide, Instituto de Desenvolvimento da Educação, a Professora Cláudia Santa Rosa, existem muitos pontos em debate que precisam ser levados em consideração.  “As instituições da rede pública precisam ser ágeis, especialmente pela conhecida burocracia para viabilizar as iniciativas. Esperamos que as escolas estejam preparadas de tal forma que os riscos de contaminação sejam minimizados e o projeto pedagógico atenue o atraso nas aprendizagens dos estudantes, especialmente os que ficaram meses sem nenhuma orientação de estudos de forma remota”, destaca a educadora. 

As medidas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual de Educação, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -, Ministério Público,  Comissões de educação da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Natal e também para o Conselho Estadual de Educação.
Pontos destacados pela Diretora Executiva do IDE: 
1. Elaboração de um protocolo de prevenção a ser adotado pelas escolas e capacitação das equipes para executá-lo;
2. Preparação de uma estratégia de marketing para ser usada em campanha publicitária educativa a ser veiculada em rádio e televisão, inclusive comerciais, e nas redes sociais dos órgãos oficiais. O conteúdo precisa ser direcionado aos estudantes, abordando o retorno às escolas – à época que for ocorrer – e o protocolo de prevenção;3. Revisão das condições de ventilação e sanitárias dos prédios escolares, favorecendo o acesso às pias com água corrente e sabão. Aproveitar o tempo de atividades suspensas para realizar serviços de manutenção e obras de reforma naquelas mais carenciadas;4. Garantia de máscaras e protetores faciais para os estudantes e profissionais e a desinfecção periódica dos prédios escolares;5. Restrição do uso de bebedouros, permitindo apenas para reabastecer garrafinhas individuais.6. Diminuição de aglomerações, adotando horários de intervalos diferenciados, por turmas, e saída controlada, ao término das aulas;7.Preparação de instrumentos que subsidiem na avaliação diagnóstica dos estudantes, tendo em vista a elaboração de roteiros de estudos que considerem as necessidades de aprendizagens individuais;8. Composição de uma programação letiva, contemplando atividades presenciais e atividades orientadas para serem realizadas em casa, por ser apropriado que no primeiro mês cada turma seja subdividida em dois grupos, e os grupos orientados para que estejam presentes à escola em dias alternados, evitando aglomerações; 9. Coordenação de esforços dos órgãos competentes para normatizarem uma modelagem que valide o cumprimento de um currículo essencial para o ano letivo referente a 2020. Esse currículo a ser composto por até 24 objetivos/conteúdos para cada área de conhecimento, trabalhados de forma consistente e articulada, de preferência por meio de projetos, num período de seis meses, ainda que as atividades se estendam até o primeiro trimestre de 2021. Transcorrido o período de férias, pelo mês de abril, iniciar o ano letivo de 2021 com até 30 objetivos/conteúdos do currículo essencial, por área de conhecimento, para serem trabalhados ao longo de oito meses, encerrando em dezembro; 10. A atenção será necessária para atender os estudantes que sofrem de comorbidades graves ou mesmo parentes próximos e que terão que continuar realizando estudos de forma remota, inclusive avaliações, até que os riscos sejam afastados.
 A Professora Cláudia Santa Rosa também enfatizou que não são todas as redes de ensino que, neste momento, aumentaram despesas para garantir ensino remoto – on line – , oferta de alimentação em casa ou outro tipo de investimento relevante com a educação, em consequência da pandemia. 
“Existem redes que pouco ou nada fizeram além de publicar portarias e promover algumas reuniões remotas. Não precisa aprofundar a análise para concluir: Existem redes de ensino até economizando com o custeio das escolas e dos órgãos intermediários e central, com ações que envolveriam reuniões ampliadas, seminários, competições desportivas e eventos cívico-culturais, além de programas e projetos que foram interrompidos, alguns sem perspectivas de retomada antes de um ano, justamente por envolverem aglomerações de pessoas”, afirma a educadora.

Central de Doações do Estado recebe R$ 1,3 milhão em material hospitalar

Em coletiva de imprensa do Governo do RN nesta quarta-feira (3), o controlador geral do Estado, Pedro Lopes, informou que apenas na última semana, entre 27 de maio e 2 de junho, a Central de Doações arrecadou R$ 1,3 milhões, com destaque para doação do Banco Itaú pelo programa Todos Pela Saúde, revertidos a cinco unidades hospitalares mantidas pelo Estado e outra pela capital. Foram 3.600 máscaras N95, 5.000 máscaras cirúrgicas, 17.000 pares de luvas, 81.800 aventais e 1.960 óculos de proteção.

O Governo do RN já acumula R$ 4,5 milhões em doações em menos de dois meses e meio, a contar da criação da Central de Doações, em 26 de março. Outra ação foi o recebimento de materiais de proteção individual do Ministério da Saúde, para serem distribuídos aos hospitais do Governo, no total de R$ 784 mil. Foram 1.295 aventais, 454.000 máscaras de uso hospitalar, 15.600 protetores faciais e 23.100 toucas.

“São doações importantes para equipar os hospitais das redes pública estadual e municipal”, agradeceu o controlador-geral do Estado e coordenador das campanhas de doação do Governo, Pedro Lopes.

Leia Mais

Serviço de Drive Thru de descarte de lixo eletrônico começa nesta quinta

A partir desta quinta-feira (04) começa o recebimento do lixo eletrônico pelo sistema de Drive Thru, no horário das 8h às 12h e segue até sexta-feira (05). Serão dois pontos de coleta, um no Palácio dos Esportes (zona Leste) e outro no Ginásio Nélio Dias (zona Norte). A ação, que faz parte da Semana de Meio Ambiente de Natal 2020, é uma parceria com a Urbana e a Natal Reciclagem. 

Qualquer cidadão poderá se deslocar a esses pontos de coleta e deixar o seu resíduo eletrônico, com segurança e sem sair do carro. Serão recebidos pela equipe, TV’s, ventiladores, microcomputadores, monitores, notebooks, impressoras, rádios entre outros dispositivos que viraram sucatas em sua casa.

Paralelo a esta ação, o Ecozap Lixo Eletrônico é outra ferramenta que também está a disposição do cidadão. Nesta modalidade, quem não puder realizar o descarte em um dos pontos de coleta poderá fazer o agendamento pelo WhatsApp (84) 99966-4010. É só mandar uma mensagem com fotos dos resíduos, nome e o endereço de quem solicita e em até 24h, uma equipe irá recolher o material em sua casa. As duas ações de descarte do lixo eletrônico tiveram esse formato devido a pandemia do novo coronavírus.

Leia Mais

Bolsonaro veta R$ 8,6 bi de fundo extinto para combate a coronavírus

Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro, cumprimenta populares e fala à imprensa no Palácio da Alvorada
Marcelo casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro vetou o repasse de R$ 8,6 bilhões de um fundo extinto para o combate à pandemia do novo coronavírus. Com o veto, os recursos poderão ser usados apenas para o pagamento à dívida pública, como constava do texto original da Medida Provisória 909, editada em dezembro e aprovada em maio pela Câmara e pelo Senado.

Durante a tramitação no Congresso, os parlamentares costuraram um acordo para incluir uma emenda que mudava a destinação dos recursos do Fundo de Reserva Monetária do Banco Central (FRM). Os recursos, que estavam parados, seriam usados para ajudar estados e municípios no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Na justificativa para o veto, o presidente alegou que a mudança de destinação dos recursos viola a Constituição, que proíbe emendas parlamentares de aumentar despesa em projetos de iniciativa exclusiva do presidente da República. Bolsonaro alegou ainda que a medida descumpre o teto de gastos, ao não demonstrar o impacto orçamentário e financeiro da despesa no ano corrente e nos dois anos seguintes.

Leia Mais