Bancários

Sabemos da greve dos bancários, mas também sabemos que isso não é justificativa para não honrar pagamentos. Para que não restem dúvidas, segue orientação do PROCON sobre o assunto.

A greve não tira a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança.
• O fornecimento da segunda via de boleto, faturas ou alternativas para que seja efetuado o pagamento das dívidas, mesmo diante da greve, é obrigação do fornecedor.
• O consumidor deve procurar as empresas emissoras dos boletos e solicitar a segunda via de cobrança ou outras opções para efetuar o pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos e outros.
• Podem ser feitas, por exemplo, a emissão da segunda via por fax ou e-mail ou, ainda, a prorrogação da data de vencimento a fim de evitar cobranças de juros, multas ou a suspensão da prestação serviços.
• O consumidor deve anotar o número do protocolo de atendimento, nome do atendente, data e hora, ou, ainda, documentar através de e-mail. Isso é importante para o caso do consumidor se sentir prejudicado e precisar recorrer ao PROCON.

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