Projetos no Semiárido

 

Projetos socioambientais realizados na área do semiárido nordestino Patrocinadas pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental tem promovido reflorestamento, recuperação de nascentes e reúso de água com a participação das comunidades locais e organizações não-governamentais em municípios de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

O Projeto Bioágua Familiar, desenvolve um sistema de reúso de água doméstica, com coleta, filtragem, fertilização, armazenamento e posterior bombeamento para canteiros de hortaliças de famílias de agricultores. Os municípios norte-riograndenses de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Olho d´Água do Borges, entre outros, serão beneficiados pelo sistema alternativo. Uma das famílias envolvidas chegou a aproveitar de 800 a 1000 litros de água, por dia, que antes eram desperdiçados. Nesses municípios, toda economia de água faz a diferença, pois a média anual de chuvas equivale a um terço da média de Natal, por exemplo. Dessa forma, o projeto tem como objetivo implantar, em dois anos, 200 sistemas Bioágua.

No Rio Grande do Norte, também é realizado, em nove municípios, o Projeto Caatinga Viva. A iniciativa foi uma das vencedoras nacionais do Prêmio Mandacaru II, promovido pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). Desenvolvido pela Organização Carnaúba Viva, o Caatinga Viva tem quatro linhas de atuação: a produção de briquetes (lenha ecológica), reúso de água, educação socioambiental e reposição vegetal de áreas degradadas.

petro