Protesto no Maracanã

Incentivados pela torcida organizada do Nacional, um dos principais clubes do Uruguai, torcedores que vão neste sábado ao Maracanã planejam fazer um protesto contra a exclusão do atacante Luis Suárez do Mundial.

A ideia é que o maior número possível de torcedores use uma máscara com a cara do jogador. A Fifa, em contato com a reportagem do UOL Esporte, disse que vai autorizar a entrada das máscaras.

O site com notícias do Nacional colocou à disposição da “hinchada” um link para obter e imprimir a máscara. “A minha vou imprimir no hotel”, disse Francisco Garayalde, que está hospedado em Copacabana e vai ao jogo com o pai e o filho.

A reportagem do UOL Esporte conversou na manhã desta sexta-feira com oito torcedores uruguaios. Todos estavam sabendo da convocação e disseram que pretendem levar a máscara ao Maracanã. Ela também será usada em locais públicos de Montevidéu, onde a partida será exibida em telões.

Não há números oficiais sobre a presença de uruguaios no Brasil para ver jogos da Copa do Mundo. Torcedores que estiveram em Natal, onde a seleção venceu a Itália por 1 a 0, estimam que havia cerca de 5 mil torcedores na Arena das Dunas.

A máscara de Suárez apareceu na noite de quinta-feira, no aeroporto de Montevidéu, onde centenas de uruguaios foram receber o jogador, suspenso por nove partidas da seleção e banido do futebol por quatro meses.

A Fifa proibe protestos de torcedores dentro dos estádios. Também não permite que jogadores exibam mensagens em camisas. Nada garante, porém, que algum jogador uruguaio venha a exibir uma imagem ou mensagem de apoio a Suárez por debaixo da camisa da seleção.

mascara
Máscara do jogador Luis Suárez oferecida no site de notícias do clube uruguaio Nacional

Fonte: copadomundo.uol.com.br