TROFÉU CULTURA – Música

O maestro Fábio Henrique, regente da Banda Filarmônica Monsenhor Honório, recebeu na última quarta-feira de maio (28), o Troféu Cultura 2014 como reconhecimento ao seu esforço na promoção da Cultura, Cidadania e Bem Estar potiguar. Junto dele, quem também recebeu a homenagem foi o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Valdemir Nunes.

Banda Filarmônica Monsenhor Honório

A Banda Filarmônica Monsenhor Honório foi fundada no ano de 1910, pelo então Padre Joaquim Honório da Silveira, que trouxe do Pará o regente Constantino, batizada com o nome de Xaranga Nossa Senhora da Conceição, era composta na época por 12 (doze) músicos e pertencia a paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Em 1960, a Prefeitura de Macau assumiu a direção da banda, equipando com instrumentos, fardamento, entre outros materiais. Em 1969, assumia a regência da banda o Maestro Cícero Martins de Castro, que batizou “Filarmônica Monsenhor Honório”.

Atualmente é composta por 50 músicos, sob a regência do Maestro Fábio Henrique. Patrimônio cultural do povo macauense a banda é dirigida e mantida pela prefeitura de Macau, através da Fundação Municipal de Cultura.

Foto: Canindé Soares
Foto: Canindé Soares