Consultoria em eficiência energética

Entrou em vigor, neste mês de agosto, uma determinação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG) que visa combater o desperdício e incentivar o uso racional da energia no setor público federal. Agora, os prédios construídos ou reformados devem conter etiquetas de eficiência energética, semelhantes àquelas das lâmpadas e de aparelhos eletrônicos de baixo consumo. Essas construções podem contar com consultoria gratuita do Setor de Eficiência Energética da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, para a obtenção dessas etiquetas.

O processo de etiquetagem das edificações públicas, assim como ocorrem nas edificações comerciais e de serviços, avalia o sistema de iluminação artificial, condicionamento de ar e sistema construtivo da envoltória (fachadas e coberturas), de acordo com o clima local.

A etiqueta busca incentivar a elaboração de projetos arquitetônicos que aproveitem ao máximo a iluminação e ventilação natural, o que resulta em um consumo menor de energia elétrica. As etiquetas das construções são classificadas em diferentes níveis, que variam do A (mais eficiente) até o E (menos eficiente), de acordo com o consumo de energia.

Para avaliação de projeto e/ou consultoria de edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas, os interessados devem entrar em contato com o setor de Eficiência Energética da Cosern/Neoenergia, através do e-mail eficiencia@cosern.com.br.

Cosern oferece consultoria para obtenção de etiquetas de eficiência energética
Cosern oferece consultoria para obtenção de etiquetas de eficiência energética

Fonte: Portal Revista Bzzz