Encontro de Saberes

Acontece neste sábado (16) no colégio CEI Mirassol, a edição 2014 do “Encontro dos Saberes e Fazeres Populares”. O evento que este ano presta homenagem às Benditas Marias, ícones do imaginário e da cultura popular do Rio Grande do Norte, terá sua abertura a partir das 16h 30min no ginásio do colégio, em Mirassol, com shows do Pastoril da Saudade da Vila de Ponta Negra e danças e folguedos folclóricos dos alunos do Ensino Fundamental I. Às 17h 40min será a vez do tão esperado show de Galvão Filho e Banda.

A tarde será repleta de exposições e apresentações na sede da escola. Comidas típicas da tradicional culinária potiguar, como ginga com tapioca, e venda de artesanato também estarão em exposição para os visitantes. De acordo com a diretora e fundadora do CEI Mirassol, Maria Célia Andrade, o encontro, além de possibilitar a confluência entre o saber e o conhecimento popular do Rio Grande do Norte e Brasil, oportunizará momentos ricos em socialização entre escola, comunidade, artesãos e artistas potiguares.

“Será também uma forma de reverenciarmos essas artistas através das apresentações que trarão de volta o romance ibérico medieval cantado por Dona Militana; ou o galinho de cerâmica branco de D. Nenén, fruto da delicadeza de suas mãos, hoje símbolo da cultura popular do RN; as pinturas de Dona Maria do Santíssimo, reconhecida como a maior pintora ingênua do RN, entre outros costumes e símbolos cultuados por estudiosos como: Câmara Cascudo, Deífilo Gurgel e Dácio Galvão”, reforça a diretora.

Para maiores informações sobre o evento, acesse: www.estudecei.com.br. Ou siga  no Instagram @estudecei e curta a fan page CEI Mirassol.

EMPRESÁRIA-MARIA-CÉLIA-ANDRADE
A empresária e educadora Maria Célia Andrade convida a comunidade escolar a vivenciar a cultura do estado em evento que homenageia as Benditas Marias

folclore