“Foto Rio Grafia do Norte”

Capitaneada pelo presidente da Associação Potiguar de Fotografia, Alex Gurgel, a comissão do Foto Rio Grafia do Norte solicitou ao presidente da Funcarte, Dácio Galvão, nesta semana, a realização do prêmio de fotografia Cidade do Natal, com premiação em dinheiro para os cinco primeiros lugares e menção honrosa para outros 15 fotógrafos, além de exposição dessas 20 fotografias vencedoras durante os festejos do Natal em Natal.

O presidente de Funcarte, Dácio Galvão, garantiu ainda o pagamento de cachê para duas bandas potiguares incrementarem a vasta programação montada para o evento caracterizado como o maior evento de Fotografia do Rio Grande do Norte, que acontece no IFRN Cidade Alta entre os dias 16 e 18 de outubro, durante os três turnos do dia.

Impossibilitado financeiramente este ano, Dácio Galvão prometeu abertura de edital específico à Fotografia para 2015. A ideia de Alex Gurgel é ir além e criar o “Prêmio Nacional de Fotografia Bruno Bougard”. O homenageado com o nome da premiação é o alemão responsável pelo primeiro registro fotográfico do Rio Grande do Norte, quando captou uma procissão de flagelados da seca na subida da Avenida Junqueira Aires, em 1892.

O festival “Foto Riografia do Norte”, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro, reunindo o público local, regional e nacional interessado nas diversas áreas da fotografia, seja ela autoral, fotojornalismo, natureza, publicitária, macro, retrato ou no uso da fotografia como instrumentos de inclusão social, oferecendo atividades, como: oficinas, workshops, palestras, leitura de portfólio, lançamento de livros, escambo, feirinha e exposições fotográficas para profissionais e amadores.

 

Funcarte garante apoio ao Foto Rio Grafia do Norte e cria prêmio de Fotografia Cidade do Natal
Funcarte garante apoio ao Foto Rio Grafia do Norte e cria prêmio de Fotografia Cidade do Natal

Texto: Sérgio Vilar