Vou te contar um SECRET

Após o pedido de liminar do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, foi determinado que o aplicativo Secret – que permite compartilhar com os amigos informações de forma anônima – seja retirado das lojas oficiais da Apple e Google, bem como removidos dos aparelhos de brasileiros onde já estão instalados, no prazo de 10 dias, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. A decisão da 5ª Vara Cível de Vitória também exige que a Microsoft retire o aplicativo Cryptic, que tem a mesma finalidade e tem causado os mesmo problemas que o Secret.

“É flagrante o potencial lesivo dos aplicativos Secret e seu similar Cryptic, já que não só permitem como incentivam o compartilhamento de frases e fotos sem que haja a identificação de quem postou, havendo possibilidade, ainda, de destacar os segredos ‘mais curtidos’, incrementando eventual lesão”, afirmou o juiz. 

secret

Sobre o SECRET

O aplicativo foi criado em fevereiro deste ano por Chrys Bader e David Byttow, ex-funcionários do Google. Na ocasião, eles afirmaram que lançaram o app baseados na crença de que o anonimato poderia trazer mudanças positivas para o mundo. “Nos primeiros dias, os pensamentos compartilhados são honestos, emocionantes, hilários e, ao contrário das expectativas, raramente inapropriados”, escreveu Byttow, no blog oficial.

Por meio do Secret, os usuários podem publicar “segredos” de forma anônima, que são compartilhados com pessoas de sua rede de amigos ou amigos de amigos. Embora a empresa guarde registros que permitam identificar o autor de uma postagem, as pessoas que acessam os dados por meio do app não podem identificar a autoria. No Brasil, o app vem sofrendo críticas por permitir que pessoas disseminem boatos sobre outros usuários.

 

Página com alguns dos “segredos” engraçados revelados pelos usuários do aplicativo SECRET: www.facebook.com/voutecontarumsecret?

A repercussão do app gerou essa página divertida no Facebook, com os "segredos" mais engraçados
A repercussão do app gerou uma página divertida no Facebook, com os “segredos” mais engraçados