“Saúde de Mossoró é tratada com descaso”

Greve da ssúde
Greve da saúde

A greve da saúde em Mossoró pode ser resumida como caos e indignação, o mínimo de atendimento necessário para a população não está sendo oferecido, os cidadãos são tratados sem o mínimo de respeito e dignidade.

Os servidores da saúde, em greve há 29 dias, acamparam hoje  desde as 8h em frente ao Palácio da Resistência, sede da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). Eles cobram a retomada das negociações com o prefeito Francisco José Júnior.

“Vamos continuar aqui durante toda a semana, usando a voz, esperando que o prefeito se sensibilize, porque as pessoas estão sofrendo com essa greve”, informa a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Marleide Cunha.

A categoria também objetiva com o protesto esclarecer para a população os motivos da paralisação e o porquê do movimento ainda não ter sido encerrado. “Nós não desistiremos, queremos negociar, estamos sim preocupados com a população. Acontece que o prefeito simplesmente não chama para uma conversa, não negocia. Se não há propostas, a greve não será encerrada”, destaca Marleide Cunha.

Com a greve, a população tem buscado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serviços que são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “As pessoas têm ido até as UPAs para fazer pré-natal, para receberem receitas de tratamento mental, e não encontrarão esse serviço, pois essas unidades atendem casos de urgência e emergência. As UBS estão sem o serviço, devido a uma greve que já vai completar 30 dias”, reforça a presidente do Sindiserpum.

A equipe do jornal O Mossoorense tentou contato com o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Mossoró, Sebastião Almeida, para obter um posicionamento a respeito da mobilização realizada pelos servidores grevistas, mas foi informada que o secretário estava em reunião e por isso não poderia conversar com a reportagem naquele momento.

O acampamento dos servidores da saúde continua até a próxima sexta-feira, sempre pela manhã. Durante a tarde, a categoria desenvolve outras atividades pela cidade, e na próxima semana se reunirá para definir novas atividades da greve.

Fonte: Jornal A Notícia