Novembro é o mês azul e dourado

Novembro

Novembro chegou e trouxe com ele uma nova campanha de combate ao câncer. Este mês o foco será os homens e o câncer de próstata, é o Novembro Azul. Mas também será comemorado o Novembro Dourado, que tem como foco o combate ao câncer infantil.

De acordo com a assistente social da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), Iáscara Paula, as atividades que serão desenvolvidas nos mesmos moldes do Outubro Rosa, ou seja, palestras, panfletagem, ações em escolas e empresas e a Marcha Azul.

A caminhada acontece no próximo sábado, 9, e tem como objetivo lembrar aos homens a importância de fazer o exame de próstata. As inscrições para a Marcha Azul já começaram e os interessados podem se inscrever até o dia 8. As inscrições estão sendo realizadas no Ginásio Pedro Ciarlini, das 7h às 11h, e das 14h às 18h, ou na Pró-Reitoria de Extensão da Uern, no Campus Central, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A participação custa 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados à Casa de Apoio à Criança com Câncer. A marcha faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Iáscara explica que a programação do novembro azul ainda está sendo fechada. Faltando ainda as datas, já está certo que serão realizadas palestras na UERN e no Tiro de Guerra. “O foco são os lugares onde tenha mais homens, já que este é o público alvo”, fala.

De acordo com o portal do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. No mundo, é o sexto mais comum e representa cerca de 10% do total de cânceres. O Inca estima que somente neste ano sejam diagnosticados 68.800 novos casos da doença, que levarão 13.129 homens à morte.

CÂNCER INFANTIL

No dia 23 também deste mês é comemorado o dia de combate ao câncer infantil, por isso acontece o Novembro Dourado. A coordenadora pedagógica da AAPCMR, Nadja Viviane, diz que a Semana Dourada será realizada em Mossoró de 16 a 23 deste mês, com atividades realizadas em pontos comerciais, palestras nas escolas, teatro de fantoches para adultos e crianças, entre outras ações. As ações ainda não estão com datas fechadas, mas a Semana já está certa que irá acontecer no período determinado.

O teatro de fantoche será divido em dois momentos: um voltado para as crianças e outro para os adultos. Para as crianças, o objetivo é esclarecer e evitar o preconceito. “Temos casos de pacientes crianças que têm enfrentado preconceito”, fala. Já para os pais e professores, a encenação com bonecos será voltada também a esclarecer os sintomas do câncer infantil.

Segundo o Inca, os tumores mais frequentes nas crianças e adolescentes são as leucemias, os do sistema nervoso central e os linfomas. O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre pessoas de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

Ainda de acordo com INCA, nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer infanto-juvenil foi bastante significativo no País, o que torna possível que 70% das crianças e adolescentes acometidos da doença possam ser curados, caso o diagnóstico e o tratamento sejam rápidos.

Fonte: Gazeta do Oeste