Associação quilombola no interior do RN receberá investimentos para projetos culturais

123sd

Danças, músicas e culto a tradição africana foram apresentadas neste domingo (14) pela Associação Quilombola Negros Felicianos do Alto, no município de Portalegre que fica no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A comunidade será contemplada nos próximos anos com investimento do projeto RN Sustentável do Governo do Estado.

A comunidade tem cerca de 30 famílias que mantém a tradição e a cultura das comunidades quilombolas através de dança, artesanato e capoeira. Antonia da Conceição Bessa, 62 anos é um exemplo. Ela é neta da fundadora do grupo de dança São Gonçalo e hoje suas filhas e netas continuam com ela na atividade. “Essa dança me lembra a minha mãe e todas as mulheres daqui que lutam para que nossa cultura nunca acabe”, destacou.

O grupo se denomina “multireligioso” e rende homenagens a São Gonçalo, uma espécie de santo para os católicos e preto velho, na cultura africana do candomblé.

E para quem pensa que os descendentes dos quilombolas só pensam na cultura, as primas Maria Vilania, de 69 anos e Maria Marcelina, de 64 anos mostram uma outra realidade. Elas produzem e vendem artesanato na cidade de Portalegre e nas feiras em todo o Alto Oeste. A comunidade também conta com mais de 120 capoeira.

As mulheres jovens também participam da cultura, como o grupo Maneiro Pau que já fez apresentação em todo o Rio Grande do Norte e reforçam o potencial do turismo da serra de Portalegre.

Ronny César

Modelo da agência Estilo Model. 17 anos.