Crimes contra a mulher crescem 39% no RN

Na direção contrária do país, os crimes contra a mulher cresceram 39% no RN desde 2011, segundo relatório divulgado esta semana pelo Observatório da Violência no Rio Grande do Norte. Naquele ano, foram 73 homicídios, seguidos de 72 em 2012.

Os números só vem crescendo desde então, num total de 111 mortes em 2013 e o alarmante “120” em 2014.

Para Ivênio Hermes, especialista em segurança pública, a violência contra as mulheres se deve, em parte, ao sentimento machista que encontra amparo na impunidade, mesmo após a Lei  Maria da Penha.

“São poucas delegacias de proteção à mulher, e as que existem não abrem à noite, quando o espectro de todas as Violências se evidencia. Além disso, faltam albergues para em número suficiente para atender às vítimas que geralmente trazem seus filhos e, portanto, também necessitam de local adequado”, disse.

Como solução a curto prazo, seria necessária a construção de albergues básicos e disponibilidade diurna de acesso às delegacias. Além disso, lançamento de campanhas ininterruptas de conscientização e criação de canais de acesso mais próximos das realidades das vítimas.

FONTE: Blog do BG

Ronny César

Modelo da agência Estilo Model. 17 anos.