Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró!!

Procissão-de-Santa-Luzia-WM

Iniciou ontem a Festa de Santa Luzia 2014. A bênção do Santíssimo e a solenidade de abertura serão realizadas às 19h. Depois aconteceu o Show Mensagem com o padre João Carlos, que se apresentou na carreta palco armada no Largo Monsenhor Humberto. Este ano, a festa tem como tema “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”. Segundo o padre Walter Collini, a equipe de coordenação da festa se reúne desde fevereiro para preparar o evento. “Mal termina uma Festa e já se começa a preparar a sucessiva”, explica o pároco.

A partir de hoje, 4, e nos dias seguintes, a programação começará cedo com missa às 6h na Catedral e Noveninha de Santa Luzia para as Crianças, às 9h, nas comunidades das paróquias de Mossoró. As confissões individuais acontecem das 7h às 12h e das 14h às 16h. À tarde, as atividades contemplam ainda Adoração, das 12h às 15h. As novenas serão realizadas às 16h e às 19h30. À noite serão realizadas também as apresentações culturais no adro da Catedral, iniciando às 18h30 e após a novena será encenado o Oratório de Santa Luzia. Na Avenida Dix-sept Rosado, palco da festa, acontecerão shows populares com bandas e artistas da terra. Essa programação de atividades e horários seguem fixos até 12 de dezembro. Para possibilitar ao público assistir melhor a programação, uma arquibancada na Praça em frente à catedral.

No sábado, 6, além da programação fixa da festa, será realizada ainda a Missa dos enfermos, às 9h, na Catedral, e às 15h a 5ª Pedala da Luz, com saída e chegada na Catedral de Santa Luzia. Já no domingo, 7, será realizada a 10ª Corrida e Caminhada de Santa Luzia, às 7h30. O percurso será de 5 km, com saída e chegada também da Catedral. Às 9h será acontece a missa, além das demais atividades fixas.

A programação segue normalmente nos dias 8, 9, 10 e 11. No dia 12, sexta-feira, haverá ainda missa às 9h, com entrega das Ordens Menores, e ainda a 6ª Motorromaria da Luz, com saída após a novena das 19h. A concentração será na igreja matriz de São José (localizada na Rua Wenceslau Brás) e chegada à meia-noite na Catedral. Enquanto os devotos acompanham a Motorromaria, no adro da Catedral, após o oratório de Santa Luzia, será realizado o Show Mensagem com Padre Nunes.

As atividades do 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, começarão à meia noite com a chegada da motorromaria, quando haverá a bênção das motocicletas e sorteio de uma moto Honda Pop 100cc. Logo após, será realizada a Primeira Missa. A segunda missa dos Romeiros será realizada às 5h, e às 6h, a Alvorada no Adro da Catedral com a banda de Música Artur Paraguai.

Às 6h30, 8h, 10h, 14h, e às 15h30 acontecerão as demais missas, sendo que a sétima e última será realizada na Matriz de São Manoel, de onde sairá a procissão às 17h30, em direção à Catedral. Com a chegada da imagem à igreja haverá a bênção do Santíssimo Sacramento e Cerimonial de encerramento da Festa de Santa Luzia 2014.

Desde o dia 13 de novembro, está aberta a Lojinha de Santa Luzia, com a venda de vários artigos relacionados à padroeira da cidade. A loja funciona no Largo Monselhor Huberto Brüening, a partir das 8h. De 4 a 12 de dezembro também funcionará a Barraca de Santa Luzia, Barraca dos Docinhos e sorteios populares, todas as noites após a novena das 19h, também no Largo Monsenhor Huberto Brüening. “Mantém um padrão já testado e consagrado ano a ano, que vai se tornando tradição e adquire, com a experiência de cada ano, um aprimoramento, um aperfeiçoamento, um crescimento,” fala padre Walter.

Fonte: Gazeta do Oeste