Governadora Rosalba Ciarlini participa de festa de encerramento de 2014 do RN Vida

A Governadora Rosalba Ciarlini participou no final da tarde desta quinta-feira (11), no Centro Integrado  de Esporte e Cultura do RN Vida, no CAIC de Lagoa Nova, do encerramento do calendário 2014 do RN Vida. O programa atende usuários e dependentes de drogas e familiares através de articuladores e multiplicadores, com auxílio de órgãos parceiros do Governo do RN como o sistema S, UFRN, Ministério Público, Sadef, escoteiros, Proerd e Guarda Mirim Ambiental.

Iniciado em agosto de 2012, o RN Vida Não às Drogas visa coibir o tráfico de drogas no RN e o conseguente uso de entorpecentes por parte dos jovens. Para isso, promove a inclusão das crianças e adolescentes em atividades esportivas e culturais. Até o momento, mais de 1.800 crianças foram sensibilizadas e passaram pelo maior programa escolar de combate aos narcóticos do Rio Grande do Norte.

A coordenadora do RN Vida e sub-secretária do Gabinete Civil, Sonali Rosado, agradeceu a Governadora pelo convite para liderar o programa e comentou o esforço que foi feito para torná-lo realidade. “Esse programa é um sucesso e muito disso é porque não foi criado em um gabinete, em uma sala fechada. Ouvimos as angústias das famílias e decidimos que era hora de fazer algo a mais pelos jovens. O resultado disso é o que estamos vendo hoje, pessoas agradecidas por ter mais oportunidades e outros caminhos na vida”, falou a coordenadora que pediu a primeira dama do governador eleito Robinson Faria, Juliane Faria, para dar continuidade ao programa.

O secretário-adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, que no ato representou a secretária Betania Ramalho, falou sobre as oportunidades que a Governadora deu não só para o funcionamento do RN Vida, mas na área educacional. “Antes de Rosalba Ciarlini passamos 10 anos na completa escuridão na educação. Quando a Governadora assumiu nos deixou à vontade para trabalhar como técnicos que somos. Hoje, com o programa, conseguimos chegar em 26 escolas no entorno do CAIC e tenho certeza que esse projeto vai continuar, tomar corpo, avançar a atender a mais gente pelo estado”, concluiu, se referindo aos 40 municípios atendidos também assistidos pelo RN Vida.

A chefe do Executivo Estadual discursou aos jovens sobre a importância de continuarem a participar das atividades do programa. “O RN Vida surgiu através de uma preocupação que tenho com os mais novos, para fortalecer a nossa juventude. Ao longo desse tempo, formalizamos importantes parcerias para levar adiante uma ideia tão interessante, já que torna os nossos jovens imunes às drogas. Tenho certeza que o programa vai continuar e vamos crescer ainda mais em um futuro próximo”, encerrou a Governadora.

O evento teve participação ainda do secretário de Segurança, general Elieser Girão, de representantes da Fecomércio e Sesc, da escola de música da UFRN e de grupos de capoeira.

11 12 2014 RN vida fot Vivian Galvão (44)