Acampamento Potiguar será realizado em Tibau

Waldonys-capa-foto-Fortaleza-Nobre

Tibau sediará, de 4 a 7 de setembro, o primeiro Acampamento da Juventude Potiguar, com apoio de várias secretárias de Estado, da Prefeitura de Tibau e patrocinadores por meio da Lei Rouanet, como a Agrícola Famosa, com negócios no Ceará e RN. “Estamos empenhados em fazer um excelente evento”, destaca Nilton Guedes, secretário de Turismo de Tibau.

Ele salienta que o lugar reservado para o acampamento constará com espaço para 200 barracas, além de duas casas de apoio, que darão suporte necessário aos frequentadores, além de segurança. “O lugar será cercado por tapumes e as pessoas que tiverem acesso serão credenciadas, além da segurança executar revistas, para inibir práticas criminosas. Teremos um evento tranquilo”, frisa o secretário, destacando que a proposta aprovada na Lei Rouanet se constituirá, de acordo com a secretária extraordinária da Juventude do Estado, Divaneide Basílio, numa espécie de política de Governo, pois abordará temas relacionados à juventude. “Não é uma festa, mas um momento para debater políticas públicas, soluções e orientações. Desse evento sairá a Carta de Tibau, norteador de vários debates”, atesta Nilton Guedes, empolgado com a repercussão da iniciativa.

Uma das propostas do acampamento é promover o intercâmbio entre a juventude potiguar através da música, teatro, poesia, exposições, oficinas, debates e palestras, integração e organização social, contribuindo para a divulgação, valorização e socialização das manifestações culturais, sociais, históricas e artísticas potiguares.

Com o tema: A Cultura Norte-rio-grandense De Vento em Popa e o slogan: O RN Começa Aqui! O evento terá uma programação com diversas intervenções de artistas potiguares e debates sobre o papel da juventude na conjuntura social e política atual, além de atividades ligadas a educação e conscientização ambiental..

“Vamos realizar uma festa dos jovens norte-rio-grandenses de todos os cantos, de todas as idades, com todos os seus estilos, gostos e encantos. Queremos promover o intercâmbio entre a juventude potiguar e tratar de temas de interesse e de importância para esse público. Também esperamos promover o desenvolvimento do turismo cultural e ambiental adequado a alternativas de geração de trabalho, ocupação e renda da região”, afirma Adriano Lima, um dos idealizadores e do evento.

 

ATRAÇÕES

Buscando valorizar a cultura e os artistas potiguares vários shows serão realizados nos quatro dias de evento. Na sexta-feira, dia 4, as atividades culturais começam com um grande cortejo de abertura, que percorrerá o centro de Tibau até a praia, com diversos grupos que participarão do evento. Logo depois o DJ Camarão Nativo, abre o palco principal, seguido por Caboclas Mc’s, Skarimbó e Khrystal. No sábado a festa fica por conta das bandas Ponta de Lança, Júlio Lima, A Cruviana, maGo daSilva e George Israel, guitarrista, saxofonista e compositor da banda Kid Abelha. O domingão tem muito música regional com o Grupo de Violões Ecoarte, Orquestra Sanfônica de Mossoró, Waldonys e Forró Pegada de Aço. No encerramento do evento, na segunda-feira, feriadão da Independência, teremos o Grupo Chorinho de Grossos, banda de reggae Megalion e Banda de Frevo de Icapuí (Ceará).

No sábado e domingo será montada uma estrutura de um caminhão para exibição de curtas potiguares. A exibição é aberta aos diversos produtores audiovisuais do estado que poderão enviar seus filmes para serem inclusos na programação.

 

ESTRUTURA

O Acampamento Cultural da Juventude Potiguar será aberto ao público, totalmente gratuito e realizado na praia, onde será montada toda a infraestrutura do evento e da área de acampamento, que inclui palco, tendas, banheiros, circo, entre outras áreas de convivência. A infraestrutura trabalhará com medidas de redução do impacto ambiental como a distribuição de contêineres para a coleta seletiva do lixo e ações ambientais que irão informar e conscientizar a população local e os visitantes sobre a destinação correta do lixo.

Para participar das atividades do evento é necessário se inscrever pelo site: www.acampamentotibau.com. Na página também poderá se encontrado mais informações sobre o evento, estrutura, atrações, programação, entre outras.

 

TIBAU

O Acampamento Cultural da Juventude Potiguar está sendo promovido pelo Instituto Social de Arte e Cultura, a Prefeitura Municipal de Tibau e a JA Lima Produções, além de contar com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, da empresa Agrícola Famosa e o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, do Governo do Estado através das secretarias Extraordinária da Juventude e Secretaria de Políticas para Mulher do RN e do Sebrae/RN.

 

SERVIÇO

Quando: de 4 a 7 de setembro

Local: Tibau

Entrada: por meio de inscrição

Fonte: Gazeta do Oeste