Cia. Pão Doce representará o RN no Festival de Guaramiranga, no Ceará

Casatória-mossoró

A Companhia Pão Doce de Teatro, de Mossoró-RN, representará o Rio Grande do Norte no 22º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontece a partir de amanhã até o dia 13 de setembro. O FNT Guaramiranga, que figura entre os grandes eventos culturais do País e se firma hoje como importante polo aglutinador de talentos regionais, selecionou para a mostra 2015 companhias de sete Estados, sendo três do Ceará e um da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Sergipe.

Este ano, o mais importante festival de artes cênicas do Nordeste tem como tema “O Lugar do Teatro” e convida os participantes e o público para uma reflexão sobre o potencial do teatro para o desenvolvimento das cidades. Ao longo dos oito dias acontecerão mostras, cortejos artísticos, debates, shows, oficinas e muitas outras atividades gratuitas.

Entram em cena, todas as noites, os mais diversos gêneros teatrais, para públicos de todas as idades nas Mostras Nordeste e Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida e Palco Giratório/Sesc.

No dia 5, após realização do tradicional cortejo artístico, a companhia mossoroense abrirá a programação do Festival com o espetáculo “A Casatória c’a Defunta”, e na manhã seguinte participará de um debate sobre o processo de montagem do espetáculo na presença dos debatedores Pedro Domingues (CE), Narciso Telles (MG) e Valéria Rocha (DF), o trio fará suas considerações e em seguida o debate será aberto à participação do público.

Em pouco mais de um ano, o espetáculo já passou por várias cidades do Nordeste e continua sua turnê até este mês. Contemplada com prêmio Funarte Artes na Rua 2014, a Pão Doce passará ainda por Santa Cruz (RN), Campina Grande (PB), Russas (CE), Recife e Olinda (PE). As cidades contempladas receberão apresentações gratuitas do espetáculo “A Casatória c’a Defunta” e os grupos locais farão intercâmbio com o elenco.

O grupo também será o único representante do RN no 6º Festival Popular de Teatro de Fortaleza, que acontecerá de 9 a 13 de novembro, e estará na 17ª Mostra Sesc Cariri de Cultura, que acontecerá de 13 a 17 de novembro.

Espetáculo

A Casatória C’a Defunta conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pernas-debanco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Lá, o jovem irá fazer valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida.

O espetáculo tem direção de Marcos Leonardo de Paula e texto e música originais de Romero Oliveira.

Fonte: Gazeta do Oeste