Prefeito apresenta vantagens do RN na disputa pelo HUB da LATAM

Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito municipal de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu no Teatro Municipal autoridades locais, secretários municipais, servidores públicos, lideranças comunitárias e empresários de diversos setores para tratar dos detalhes sobre a disputa do RN para sediar o HUB (Centro de Conexões de Voo) da Latam. Jaime Calado e o economista e especialista em investimentos e superintendente regional da Caixa Econômica Federal do RN, Roberto Sérgio Linhares, foram os palestrantes e apresentaram o potencial de São Gonçalo nesse processo e o estudo realizado pela empresa de consultoria, Oxford Economics, contratada pela Latam apresentada no último encontro aos representantes do Rio Grande do Norte.

“A ideia é democratizar as informações que temos sobre o HUB da LATAM. Como temos grandes chances de sermos escolhidos, é importante que as pessoas de São Gonçalo saibam a importância desse investimento, os principais fatores da decisão e como o Rio Grande do Norte está nesses três itens principais, em outras palavras, a gente vai avaliar as possibilidades de ganharmos por que a disputa é muito grande. É um investimento que daria para fazer quatro fábricas de automóveis e por isso é tão cobiçado entre os estados concorrentes. Em todas as reuniões que participei sempre fiquei otimista, mas nessa última fiquei mais ainda” afirmou Calado.
A instalação do HUB- LATAM beneficiará mais de 50 atividades econômicas no estado. O impacto maior é em São Gonçalo do Amarante. Se instalado, iniciará gerando cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, depois do quinto ano, poderá gerar mais de 24 mil novos empregos. São Gonçalo do Amarante possui um Plano Diretor moderno contemplando todas as regras de segurança aeroportuária, incentivos fiscais com a redução do ISS para atrair empresas e gerar novos empregos, ainda temos como disponibilizar água pelos próximos 50 anos com a adutora que esta sendo implantada, fora os incentivos que o governo do estado. Os itens determinantes para instalação são: infraestrutura aeroportuária, custos e segurança jurídica.
Roberto Sérgio destacou o impacto econômico que o estado terá com a instalação e principalmente o município de São Gonçalo. “Sabemos que um Aeroporto Cidade muda a vida não só da comunidade, ela influencia a vida de todo o estado. Aqui partirá esse link de onde param e segue os aviões influenciando a vida de vários brasileiros como um todo. São Gonçalo tende a continuar crescendo sem o Hub da Latam, mas o HUB é fundamental para o estado e para o município. Serão 1 bilhão de reais a mais nas mãos dos trabalhadores e dos empreendedores com 24 mil empregos diretos e indiretos em até 5 anos”, finalizou.
Ainda prestigiaram o evento a primeira dama e deputada federal, Zenaide Maia, a promotora pública Roseane Moreno, os vereadores Edson Valban, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Eraldo Paiva e o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes. O Encontro “HUB da LATAM – São Gonçalo Preparado e Competitivo” foi transmitido ao vivo pela internet e a gravação está disponível no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=0Fr7hU7vPF8.
91720G-dsc-2768