‘Repórter de Rua’ é selecionado para apresentação na Argentina’

caverna
‘Garimpeiros – Vida e Morte embaixo da Terra’ foi um dos trabalhos produzidos pelo coletivo e já recebeu várias premiações. (Foto: Esdras Marchezan)

 

Esdras-Marchezan-Sales-Foto-Davi-Hughes-Facebook
“Tive uma grata surpresa, assim como os demais profissionais envolvidos nas produções dos especiais”, diz Esdras Marchezan – Foto Davi Hughes-Facebook

 

O experimento foi uma das quatro propostas, entre 30 de toda a América Latina, selecionadas para ser apresentada no mês de novembro, no Foro Internacional de Periodismo Digital, que acontece em Rosário.

O coletivo Repórter de Rua recebeu mais uma boa notícia nesta semana. O experimento foi uma das quatro propostas, entre 30 de toda a América Latina, selecionadas para ser apresentada no mês de novembro, no Foro Internacional de Periodismo Digital, que acontece em Rosário, na Argentina.

O professor e criador do projeto, também jornalista, Esdras Marchezan, teve a grata surpresa de ter seu artigo, no qual explica a experiência do coletivo, selecionado para ser apresentado durante a oitava edição do Foro, que acontecerá no dia 5 de novembro. O evento, que é voltado para professores e pesquisadores, já está consolidado como um dos principais da área que aborda as plataformas digitais.

O coletivo é o único do Brasil que será apresentado no Foro, juntamente com um projeto do México e outros dois da Argentina. “Será uma ótima oportunidade para mostrar o nosso trabalho, que mesmo ainda de forma experimental tem dado super certo. Esse resultado até me surpreendeu porque eu mandei o artigo, mas já nem estava esperando ser escolhido. Quando fiquei sabendo, tive uma grata surpresa, assim como os demais profissionais envolvidos nas produções dos especiais”, diz o professor Esdras, que viajará até a Argentina para apresentar o coletivo.

O Repórter de Rua é um coletivo independente de reportagens nascido em Mossoró. Hoje, o coletivo conta com uma equipe de dez colaboradores entre jornalistas, produtores audiovisuais, fotógrafos, designers e estudantes universitários. O foco do trabalho da equipe é a reportagem de rua e todas elas são produzidas em formato multimídia.

Com quatro especiais produzidos, as equipes já são vencedoras de vários prêmios de Jornalismo tanto regionais como nacionais. As reportagens produzidas até agora foram: ‘Garimpeiros – Vida e Morte embaixo da Terra’; ‘Resistência em Palmares’; ‘Uma Delícia de Negócio’ e ‘Bravos’.

Exposição

Quem tiver interesse sobre o trabalho do Repórter de Rua poderá conferir algumas imagens do especial Garimpeiros – Vida e Morte embaixo da Terra, que será realizada no Partage Shopping Mossoró, com fotos de autoria de José Bezerra e reportagens multimídias do jornalista Esdras Marchezan. A exposição é aberta ao público e ficará até o dia 30 de setembro, em loja localizada na primeira portaria, próxima à livraria Saraiva.

Fonte: Gazeta do Oeste