Robinson participa de evento sobre energia eólica no Rio e vai à Petrobras tratar de Progás e Gás Social

O governador Robinson Faria participou nesta terça-feira, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, da edição 2015 do Brazil Windpower Conference and Exhibition (BWP), maior evento de energia eólica da América Latina.
Por causa da da liderança do RN na produção de energia eólica, Robinson foi o primeiro governador da história convidado para falar no evento.

Fez um discurso de 10 minutos sobre o potencial eólico instalado e a previsão para os próximos anos no Estado.

O evento teve a participação do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, secretário-geral do Global Wind Energy Council, Steve Sawyer, o governador do Piauí, Wellington Dias, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN, Flávio Azevedo, e a Diretora Executiva – CTGAS-ER, Cândida Amália.

Atualmente, o Rio Grande do Norte é auto suficiente na produção de energia limpa com 2,5 gigawatts de potência e capacidade para dobrar esse número até 2018 ou multiplicar por dez daqui a 20 anos.

“Todos aguardam ansiosamente que o leilão seja atrativo aos investidores e que tenhamos a garantia de que as obras previstas para linhas de transmissão e subestações sejam executadas dentro dos prazos estabelecidos. As empresas que desejarem investir nessas linhas de transmissão, assim como nos projetos de geração de energia, terão o apoio decisivo do nosso Governo”, declarou.

Segundo Robinson, os investimentos no setor já chegam a R$ 4 bilhões, e até 2017 o setor de energia eólica vai gerar mais de 30 mil empregos diretos ou indiretos no Estado.

Para capacitar essa mão de obra toda, o RN já dispõe de cursos técnicos federais, no polo de João Câmara, e até pós-graduações na área oferecidos em Natal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com o governador, estão em curso no estado, ainda, ações para identificar locais que poderão receber novos investimentos.

“Já iniciamos um processo de pré-zoneamento de potenciais áreas para a instalação de novos parques. Queremos fixar regras e atrair investidores para, dentro dos parâmetros legais e juridicamente seguros, explorarem a energia sustentável sem comprometer o meio ambiente”, declarou o governador, que também destacou o fato de o RN estar no centro geográfico do Nordeste, o que torna o Estado equidistante dos projetos de usinas eólicas e solares a serem implantadas na região.

“Estamos a aproximadamente mil quilômetros de distância dos projetos eólicos localizados nos Estados da Bahia e do Maranhão. E não mais que 600 Km dos Projetos instalados nos pontos mais extremos do Ceará e de Pernambuco. Esse é mais um diferencial para as empresas prestadoras de serviços de apoio, operação e manutenção dos parques. Todas as empresas da cadeia produtiva de energias renováveis são muito bem vindas ao Rio Grande do Norte”, afirmou, complementando que nos oito meses de 2015, foram emitidas, no RN, 2.500 licenças ambientais para novos empreendimentos no Estado, que refletirão no próximos meses na criação de 40 mil empregos, fruto da redução da burocracia e implantação de um novo sistema eletrônico.

IMG_6686