74 anos da Conferência do Potengi será celebrada com encenação na Rampa

Encenação na Conferência do Potengi numa edição anterior.
Encenação na Conferência do Potengi numa edição anterior.

A Fundação Rampa e o Aeroclube do Rio Grande do Norte realizam neste sábado (28), na Rampa, em Santos Reis, a partir das 9 horas, a encenação histórica da Conferência do Potengi, que retrata o encontro dos presidentes brasileiro Getúlio Vargas e americano Franklin Delano Roosevelt, ocorrido em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.

A encenação está em sua nona edição, celebrando 74 anos da conferência original, e serve como resgate da história da segunda guerra em Natal, bem como chamar a atenção da sociedade para a recuperação do prédio histórico da Rampa, em Santos Reis. Como em todos os anos, os organizadores pretendem fazer um comboio de veículos antigos e viaturas militares, que percorrerão as ruas da capital.

Nesta edição, os participantes seguirão da Rampa – vizinho ao comando do 3º Distrito Naval, em Santos Reis – até a praia de Ponta Negra, passando pelo Centro, Alecrim, Avenida Bernardo Vieira, BR-101 e Avenida Engenheiro Roberto Freire, retornando para o encerramento na sede do Aeroclube, na Avenida Hermes da Fonseca.

Foto histórica da Conferência do Potengi
Foto histórica da Conferência do Potengi

No Aeroclube, a partir das 10 horas, o comboio histórico será recepcionado com apresentação da banda de música da Ala 10 – antiga Base Aérea de Natal (BANT) – e a exposição de fotos antigas de Natal, artigos militares e históricos. Esta exposição ficará aberta até as 17 horas, com entrada gratuita.

O evento conta com a parceria da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Seturd), da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (Aore), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN), da 7ª Brigada de Infantaria do Exército Brasileiro, da Ala 10 da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Cruz Vermelha do Rio Grande do Norte.