Governo do Estado inicia implantação do Sistema Eletrônico de Informações

Cristiano Feitosa – titular da Searh, destaca a importância do Sistema Eletrônico de Informações para o Governo do RN

Economia para os cofres públicos, transparência administrativa, celeridade e eficiência na gestão de processos no âmbito do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Essas são as expectativas do titular da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Cristiano Feitosa, com a adoção de sistema informatizado para gestão de processo administrativo.

O Executivo Estadual, por meio da Searh, firmou Termo de Cooperação Técnica com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, cuja finalidade é a cessão, sem ônus para o Estado, do software de Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a implantação do processo administrativo em meio eletrônico. A meta é implantar o sistema em cinco meses em todos os órgãos do Governo.

De acordo com o secretário, esse será um grande legado para a eficiência no serviço público. “Teremos ganhos significativos com relação à produtividade, agilidade na tramitação dos processos entre os setores, transparência, satisfação do público usuário e, principalmente agora nesse período de contenção de gastos, redução de custos”, enfatiza o gestor.

O Acordo de Cooperação tem vigência de 60 (sessenta) meses e está em vigor desde o último mês de março. Sobre o SEI SEI –  plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.

Com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, suas  principais características são a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o objetivo de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.