Ator de Game of Thrones visita maior campo de refugiados do mundo a convite da ONG Visão Mundial

Liam Cunningham, mais conhecido pelo seu papel de Sir Davos Seaworth, do seriado Game of Thrones da HBO, visitou recentemente Bidi Bidi, localizado ao norte da Uganda, na África, e exorta a comunidade internacional a avançar rapidamente para compartilhar a responsabilidade por esta crise

Liam Cunningham, mais conhecido pelo seu papel de Sir Davos Seaworth, do seriado Game of Thrones da HBO, foi recentemente à África – continente onde já morou quando tinha 20 e poucos anos de idade. A convite da ONG Visão Mundial, com a qual Cunningham é envolvido, ele visitou um lugar chamado Bidi Bidi, no norte da Uganda, e lá descobriu o maior campo de refugiados do planeta.

“São duzentos e oitenta mil refugiados do Sudão do Sul, que fugiram da extrema violência do lugar onde viviam. Esse número corresponde à população de Newark, em Nova Jersey (EUA), ou de Nottingham, no Reino Unido. Há um ano, o Acampamento de Refugiados Bidi Bidi nem existia. No mês passado, estava cheio. Novos campos tiveram que ser urgentemente instalados. No total, quase 900 mil refugiados do Sudão do Sul vivem agora em Uganda. Meio milhão são crianças. É a crise de refugiados que cresce mais rápido no mundo”, disse Cunningham em artigo sobre a viagem.
O ator ressalta que Uganda está longe de ser um país rico, mas que a nação abriu suas fronteiras para um grande fluxo de pessoas que fugiram do conflito e que, apesar de nem sempre concordar com o governo ugandense, ele afirma que eles têm uma política de refugiados das mais progressistas, esclarecidas e compassivas do mundo. “Eles fornecem lotes de terra para cada família construir uma casa, cultivar e se alimentar. Os refugiados podem viajar livremente, trabalhar, começar seus próprios negócios e ter acesso a serviços básicos, como saúde e educação. Compreensivelmente, Uganda está sob a pressão de acomodar tantas pessoas. Mas eles continuam a mostrar preocupação com seus companheiros africanos”, declara. Liam Cunningham em Bidi Bidi – Visão Mundial

Organizações como a Visão Mundial, Comitê Internacional de Resgate e Unicef estão fazendo o possível para ajudar, mas trata-se de uma questão complicada, ainda mais quando se sabe que eles só possuem cerca de 15% dos fundos que precisam para responder a essa emergência. Como consequência direta disso, o Programa Mundial de Alimentos anunciou recentemente que foram forçados a cortar rações de alimentos.

“Eu vi fugitivos de guerra, cansados e famintos, chegarem a um país acolhedor como Uganda. São imagens que não vou esquecer. Exorto a comunidade internacional a avançar rapidamente para compartilhar a responsabilidade por esta crise. Aqueles que dizem que isto não é nosso problema, eles são o problema”, finaliza o ator irlandês.

O ator irlandês Liam Cunningham é mais conhecido como Davos Seaworth na série Game of Thrones da HBO. Ele viajou recentemente para o norte de Uganda com a ONG World Vision/Visão Mundial.

Sobre a Visão Mundial

Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses mais de 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social – visaomundial.org.br
Fonte:JB Press House